fbpx

Esta é a história da vida (em SVE) da Carlotta, das Katharinas e do Luca

161220_ci_apcc_partidavoluntarioseuropeus_thumbQuando a Carlotta Beoletto, a Katharina Bux, a Katharina Zvetolec e o Luca Rosania chegaram à APCC, em junho deste ano, sabíamos pouco mais sobre eles do que de onde chegavam: Itália, Alemanha, Áustria e Bélgica. Agora que, passados seis meses, eles acabam de voltar para os seus países, é como se sempre os tivéssemos conhecido.

Pode dizer-se que esse é mesmo o espírito do Serviço Voluntário Europeu, e certamente que quem conhece este programa de intercâmbio não discordará, mas se já temos tantas saudades destes quatro jovens é porque eles foram um fantástico grupo, que se integrou na comunidade da APCC como se, também eles, sempre nos tivessem conhecido a nós.

Estiveram em (quase) todo o lado, participaram em (quase) todos os tipos de atividades, conheceram (quase) toda a gente e deixaram uma marca no coração de todos (mesmo todos) os que se cruzaram com eles. E fizeram do projeto SVE 2016-1-PT02-KA105-003107, Erasmus + Juventude em Ação uma referência que nos vai sempre fazer soltar um «Oooohhhh…» de saudade.

Deixaram-nos muitas lembranças e não só na memória. Esta, por exemplo, é a história da sua vida em SVE, contada pelos próprios (mas não é verdade aquilo que eles aqui dizem do contrato para sorrir, eles estavam mesmo contentes!)

No âmbito do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, dedicado ao voluntariado europeu, a APCC trouxe já até Coimbra quase quatro dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos, vindos de países como a Bósnia-Herzegovina, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia ou Turquia. Mas o envio de jovens portugueses para projetos de voluntariado no estrangeiro também é uma das funções do Gabinete de Voluntariado da APCC. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

161220_ci_apcc_partidavoluntarioseuropeus