fbpx

Educação não-formal foi tema de formação para formadores, com a participação da APCC

170123_APCC_FormacaoFormadoresEducacaoNaoFormal_thumbDurante cinco dias, a educação não-formal foi o centro de todas atenções para um grupo de profissionais de instituições portuguesas que desenvolvem atividades educativas com jovens em diferentes áreas. A APCC, como não podia deixar de ser, esteve presente, levando a sua experiência de décadas nas áreas do voluntariado nacional e internacional e da educação e formação.

Do conjunto de atividades desenvolvidas, em que participou a coordenadora do Gabinete de Voluntariado, Fernanda Maurício, fizeram parte grupos de reflexão, oficinas e até brincadeiras (sérias) com Legos. Desta forma, procurou-se desenvolver a compreensão sobre o papel da educação não-formal em processos educativos e preparar para a implementação e avaliação de atividades de formação com base naquela abordagem.

A iniciativa foi da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e do Conselho Nacional de Juventude e pretendeu dotar aquele conjunto de participantes de novas competências no contexto da formação, preparando-os para um papel mais ativo e interventivo na área da educação não-formal. Como objetivo final, esteve a própria melhoria da qualidade da implementação dos projetos Erasmus+ no domínio da juventude.

A Formação de Formadores em Educação Não-Formal decorreu em Braga, entre os dias 18 e 22 de janeiro, e envolveu 30 participantes de todo o País. Participaram 30 formadores e facilitadores com experiência no desenvolvimento de atividades educativas em diferentes áreas com jovens, oriundos dos mais diversos contextos e pontos do País.

Ao participar nesta iniciativa, a APCC continuou a reforçar a sua ligação ao programa Erasmus +, ao abrigo do qual desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até à instituição mais de três dezenas de voluntários europeus entre os 17 e os 30 anos e permitiu enviar mais de uma dezena de jovens portugueses para projetos no estrangeiro. Mais informação sobre esta e outras oportunidades de voluntariado na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

170123_APCC_FormacaoFormadoresEducacaoNaoFormal