fbpx

Diretor, professores e alunos de importante faculdade britânica estão na APCC no âmbito de programa europeu

170328_APCC_MeyerscoughCollege_thumbUm diretor, quatro docentes e oito estudantes do conceituado Myerscough College, a maior instituição do Reino Unido na educação e formação especializadas para as indústrias agrária e do desporto, estão desde ontem na APCC, no âmbito de um projeto que junta as duas instituições, integrado no programa europeu Erasmus +.

Durante duas semanas, aqueles alunos realizarão um estágio de trabalho, com atividades sobretudo na Quinta da Conraria, mas também no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, com o objetivo de reforçar competências básicas e aptidões de aprendizagem que possam contribuir para o seu sucesso socioprofissional. Esta iniciativa, já realizada em anos anteriores, inclui ainda um conjunto de momentos socioculturais, como visitas à região.

Paralelamente, e durante três dias, o diretor de Base de Aprendizagem do Myerscough College, Barry Sherriff, realizará uma série de contactos com dirigentes e profissionais da APCC. O seu propósito é conhecer o modelo de trabalho da Associação nas áreas da formação e inclusão e tomar esta experiência como exemplo inspirador para o recentemente inaugurado Centro de Base de Aprendizagem daquela faculdade (Base de Aprendizagem é a área do sistema escolar do Reino Unido criada para melhorar o nível educacional e participação de jovens com baixos níveis de aprendizagem).

A APCC e o Myerscough College colaboram já há alguns anos no projeto conjunto “Living and Learning Abroad”, que tem permitido a jovens daquela prestigiada escola britânica realizar estágios de formação profissional junto da Associação, com o objetivo genérico de promover a integração social e socioprofissional das pessoas com deficiência.

Esta parceria está agora enquadrada na vertente de Mobilidade para Fins de Aprendizagem do programa Erasmus +, que oferece oportunidades aos indivíduos para que, enquadrados pelas instituições intervenientes, possam melhorar as suas competências, melhorar a sua empregabilidade e ganhar consciência cultural.

São, aliás, vários os projetos desenvolvidos na APCC no âmbito deste programa europeu, como o “Holding Hands With Other Abilities” (no voluntariado europeu), o “REVADIS” (reconhecimento de competências) ou o “ICT in Music Education” (música e Tecnologias de Informação e Comunicação).

170328_APCC_MeyerscoughCollege