fbpx

No Congresso de Educação Emocional, poderá conhecer melhor o “Coimbra a Brincar”, a Oficina do Brinquedo e a Ludoteca da APCC

A Oficina do Brinquedo, a Ludoteca “O Dragão Brincalhão” e o “Coimbra a Brincar”: são estas as três dimensões do trabalho da APCC que estarão ‘presentes’ no 3º Congresso de Educação Emocional, que terá lugar nos dias 30 e 31 de maio e em que serão destacados projetos que promovam o jogo, a brincadeira ou o lúdico, salientando as emoções, o conhecimento, a expressão e a regulação emocional no contexto de um crescimento saudável e feliz de todas as crianças.

No primeiro dia, os jogos ampliados pela Oficina do Brinquedo e o trabalho da Ludoteca farão parte de um conjunto de estações de aprendizagem, visitáveis no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a partir das 14H30. No dia seguinte, o “Coimbra a Brincar” será o tema de uma intervenção com o título “Brincar e Crescer saudável… com as Emoções!”, a cargo de Teresa Paiva, pelas 17H30, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

A unir aqueles dois serviços da APCC – a Oficina, onde se disponibilizam recursos lúdico-pedagógicos adaptados ou desenvolvidos de raiz, e a Ludoteca, onde são realizadas regularmente dinâmicas lúdicas – e aquele evento – organizado pela Associação com parceiros locais e oferecido à cidade para promover o brincar enquanto fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento – está uma mesma ideia forte: a promoção da igualdade de oportunidades e do direito a brincar.

O 3º Congresso de Educação Emocional “Brincar e Crescer Saudável… com as Emoções!” visa promover o debate entre investigadores e profissionais das áreas da educação, saúde, lazer e direitos da criança, em torno de temas como a aprendizagem da gestão das emoções, a aprendizagem baseada no jogo ou os benefícios de crescer saudável com o brincar e com a educação das emoções. A organização é da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, do Jardim-Escola João de Deus de Leiria e da Escola das Emoções.

Pode navegar no site da APCC para saber mais sobre a Oficina do Brinquedo e a Ludoteca “O Dragão Brincalhão”. Para conhecer melhor o “Coimbra a Brincar” e acompanhar todas as novidades, visite a página de Facebook do evento, em www.facebook.com/CoimbraaBrincar.