fbpx

Coimbra a Brincar 2019

No Congresso de Educação Emocional, poderá conhecer melhor o “Coimbra a Brincar”, a Oficina do Brinquedo e a Ludoteca da APCC

A Oficina do Brinquedo, a Ludoteca “O Dragão Brincalhão” e o “Coimbra a Brincar”: são estas as três dimensões do trabalho da APCC que estarão ‘presentes’ no 3º Congresso de Educação Emocional, que terá lugar nos dias 30 e 31 de maio e em que serão destacados projetos que promovam o jogo, a brincadeira ou o lúdico, salientando as emoções, o conhecimento, a expressão e a regulação emocional no contexto de um crescimento saudável e feliz de todas as crianças.

No primeiro dia, os jogos ampliados pela Oficina do Brinquedo e o trabalho da Ludoteca farão parte de um conjunto de estações de aprendizagem, visitáveis no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a partir das 14H30. No dia seguinte, o “Coimbra a Brincar” será o tema de uma intervenção com o título “Brincar e Crescer saudável… com as Emoções!”, a cargo de Teresa Paiva, pelas 17H30, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

A uni...

Ler mais

Estão todos prontos para a brincadeira? O “Coimbra a Brincar” é já no domingo e na terça!

É já nos dias 26 e 28 de maio que a APCC e cerca de 50 parceiros vão levar para as ruas da cidade mais uma edição do “Coimbra a Brincar”, com mais de 100 atividades completamente gratuitas e para todas as gerações.

Este grande evento, que todos os anos tem vindo a juntar milhares de pessoas em torno da ideia de que brincar faz bem, terá este ano novidades como o slackline (um desporto de equilíbrio sobre uma fita elástica), ateliês de língua gestual para bebés ou sessões de estimulação sensorial. De volta estarão alguns ‘clássicos’ do “Coimbra a Brincar”, como os jogos ampliados, os passeios a cavalo ou as cantigas e as danças, bem como algumas novidades dos últimos anos que fizeram sucesso: o bubble football, o stand up paddle ou o yoga.

Ler mais

APCC leva “Coimbra a Brincar” ao colóquio “Brincar e Modos de Ser Criança”

O “Coimbra a Brincar” é um dos projetos que serão apresentados durante o colóquio “Brincar e Modos de Ser Criança”, enquanto exemplo na vertente de brincar na natureza e em espaços públicos. O encontro tem lugar no dia 25 de maio, no Auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra, a partir das 09H00, estando a intervenção da APCC, a cargo de Teresa Paiva, prevista para as 14H40.

Será uma oportunidade para dialogar com responsáveis por outras iniciativas e para dar conta da já longa experiência do “Coimbra a Brincar” – a edição deste ano será a sétima – na promoção do brincar intergeracional. A interação com a cidade e o estabelecimento de parcerias com entidades regionais de diversos géneros estarão entre os tópicos abordados e que ajudam a explicar o sucesso deste grande evento, que todos os anos tem juntado milhares de pessoas.

Ler mais

E se começasse já a brincadeira, juntando-se à Grande Parada do “Coimbra a Brincar”?

É a grande festa de apresentação do “Coimbra a Brincar 2019”: a Grande Parada é já no dia 21 de maio e vai percorrer as ruas da cidade para dar a conhecer mais uma edição desse fantástico evento que, todos os anos, junta milhares de pessoas de todas as idades para celebrar a brincadeira. Vai ser também a primeira oportunidade para se divertir a sério com a APCC e os seus parceiros nesta grande aventura, juntando-se a nós ao longo do percurso!

A partir das 10H00, dois grupos de ‘brincalhões’ sairão da Universidade de Coimbra e do Portugal dos Pequenitos e unirão a Alta e a Baixa de Coimbra com muita alegria, cor e animação. O encontro final está marcado para a Praça 8 de Maio, pelas 11H00, onde será apresentado o programa, com mais de 100 atividades completamente gratuitas e criadas a pensar em todos os que acham que brincar é indispensável, qualquer que seja a idade.

Ler mais

Já temos cartaz para o “Coimbra a Brincar”, o que quer dizer que também já temos vencedores!…

Está cada vez mais próxima a edição deste ano do “Coimbra a Brincar” – não esqueçam, é a 26 e 28 de maio! – e isso quer dizer que todos querem saber se já temos cartaz oficial… Pois bem, temos mesmo e estamos finalmente em condições de anunciar o nome do seu criador! É que o júri do concurso para o cartaz reuniu no final da passada semana na sede da APCC e, apesar de a decisão não ter sido fácil, havia tantas propostas espetaculares que era impossível errar na escolha!

E o cartaz escolhido foi criado… (rufem os tambores…) pelas crianças do 3º ano da EB1 do Areeiro (Agrupamento de Escolas Coimbra Sul)! Um fantástico trabalho de precisão, talento e paciência, que é também o primeiro cartaz 3D da história dos concursos para o cartaz do “Coimbra a Brincar”! Esta participação, além de ter ganho o prémio global, foi naturalmente também a vencedora da categoria Jardim de Infância/1.º Ciclo do Ensino Básico, mas não foi a única premiada!

Apesar de não ter...

Ler mais