fbpx

Ludoteca

A alquimia da alegria está de volta à Ludoteca da APCC (e escolas e jardins de infância ainda podem inscrever-se!)

Houve quem tivesse começado por mostrar algum receio, procurando um colo próximo – afinal, são tantas as histórias que se contam sobre bruxas e bruxos em que eles são os maus da fita, que é natural que não tenham propriamente boa imagem e causem desconfiança… Mas no final da inauguração da nova dinâmica da Ludoteca da APCC, “Bruxedos, Feitiçarias e outras Tropelias” e da brincadeira que se lhe seguiu, já só havia mesmo imensos sorrisos!

Os felizardos que ontem estrearam o ‘novo’ Dragão Brincalhão foram um grupo de crianças do Jardim de Infância do Centro Social de Torres do Mondego e é difícil perceber do que gostaram mais: se da história do livro “À Boleia com a Bruxa” e do bruxo que a contou de forma tão emocionante, se das duas bruxas suas amigas que foram parceiras de brincadeira e até fizeram pinturas faciais, se das poções mágicas que puderam preparar na Casa da Bruxa, se do túnel secreto cheio de amigáveis aranhas…

Tendo tudo ...

Ler mais

Ludoteca da APCC vai reabrir! Inscrições já disponíveis para jardins de infância e escolas do 1.º ciclo!

O que poderá fazer uma bruxa para evitar ser devorada por um dragão? Dificilmente lhe bastará a ajuda do seu gato felpudo para escapar e precisará de encontrar outro tipo de auxílio, mas conseguirá levar consigo na sua vassoura um número suficiente de ajudantes? A Ludoteca “O Dragão Brincalhão” tem a resposta a esta e outras perguntas e está pronta para levar grupos de crianças de jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico ao mundo imaginário das bruxas e dos feiticeiros!

Nesta viagem, as crianças irão encontrar pelo caminho animais simpáticos e curiosos e juntos irão superar desafios emocionantes enquanto escapam de um dragão faminto… mesmo que brincalhão! Poderão assim viver momentos únicos e inesquecíveis, enquanto desenvolvem a criatividade, superam medos e potenciam a imaginação!

É ass...

Ler mais

Há uma dinâmica nova na Ludoteca da APCC e é de chorar e rir (e muito mais!)

Começa com uma pergunta: “Como te sentes hoje?” As hipóteses são quatro – feliz, triste, zangado, assustado – mas a conversa dá espaço a que cada um explique o que está a sentir agora, que está ali à porta d’”O Dragão Brincalhão” e lhe é dito que vai fazer uma viagem pelas emoções… A nova dinâmica da Ludoteca da APCC chama-se “Chorar ou rir, as emoções vou sentir” e é uma espécie de grande aventura em que todos encontram espaço para pensar, mas também brincar, sobre o que de mais profundo existe em cada um.

A estreia aconteceu ontem e os primeiros a viajar até uma ilha habitada por muitos e diferentes sentimentos (podemos revelar que o Amor é o protagonista de uma autêntica epopeia, mas quanto ao resto temos mesmo de guardar segredo…) foram as crianças do Jardim de Infância de São Bento. Coube-lhes, portanto, serem verdadeiros pioneiros da brincadeira, papel que desempenharam com todo o empenho e incontáveis sorrisos!

Depois de j...

Ler mais

No Congresso de Educação Emocional, poderá conhecer melhor o “Coimbra a Brincar”, a Oficina do Brinquedo e a Ludoteca da APCC

A Oficina do Brinquedo, a Ludoteca “O Dragão Brincalhão” e o “Coimbra a Brincar”: são estas as três dimensões do trabalho da APCC que estarão ‘presentes’ no 3º Congresso de Educação Emocional, que terá lugar nos dias 30 e 31 de maio e em que serão destacados projetos que promovam o jogo, a brincadeira ou o lúdico, salientando as emoções, o conhecimento, a expressão e a regulação emocional no contexto de um crescimento saudável e feliz de todas as crianças.

No primeiro dia, os jogos ampliados pela Oficina do Brinquedo e o trabalho da Ludoteca farão parte de um conjunto de estações de aprendizagem, visitáveis no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a partir das 14H30. No dia seguinte, o “Coimbra a Brincar” será o tema de uma intervenção com o título “Brincar e Crescer saudável… com as Emoções!”, a cargo de Teresa Paiva, pelas 17H30, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

A uni...

Ler mais

Brincadeira na Ludoteca e brinquedos para a Oficina, ou a história de uma nova visita das crianças do Colégio de São José à APCC

Não é a primeira vez que acontece, mas isso só faz com que, a cada repetição, o momento se torne mais especial… A turma do 4º ano do Colégio de São José visitou recentemente a Ludoteca “O Dragão Brincalhão” para experimentar a dinâmica “Ratatui à parte… hoje o Chef sou eu!” e, apesar de brincar ser um motivo extremamente válido para quebrar a rotina, não foi só isso que vieram fazer à APCC: também vieram rever amigos e partilhar!

É preciso explicar duas coisas: a venda de bolos cujo destino da receita é depois decidido pelos próprios alunos é uma prática habitual na turma e foi dessa forma que lhes foi possível comprar vários brinquedos que foram agora entregues à Oficina do Brinquedo da APCC; e os amigos que reencontraram foram as crianças do Jardim de Infância da Associação, que ajudaram a desembrulhar as ofertas e puderam imaginar desde logo as brincadeiras que elas lhes proporcionarão.

Mas n...

Ler mais