fbpx

Bolinhos e bolinhós / Para mim e para vós / Houve muita animação / No Centro de Reabilitação

As dos gabinetes médicos, a da cozinha, a do serviço de contabilidade, a da secretaria geral, a do voluntariado, a da lavandaria, a do gabinete da presidência… Não houve porta do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral que não se abrisse para as crianças da Escola Básica e do Jardim de Infância da APCC, revelando tantos e tantos sorrisos – e bolachas, chocolates, gomas e outras coisas que sabem tão bem e nestes dias até se perdoam.

É que ontem foi dia de Bolinhos e Bolinhós (misturado com uns pozinhos de Halloween e Dia das Bruxas, como começa a ser cada vez mais habitual) e a cantiga tradicional foi senha para deixar entrar bruxas, vampiros e demais trupe assustadora. Logo às primeiras palavras – “Bolinhos e bolinhos, para mim e para vós” – os colaboradores da Associação percebiam o que vinha lá: muito entusiasmo e alegria e nem estamos a falar só das crianças!

Na verdade, há já algum tempo que o Halloween tinha chegado ao Centro de Reabilitação, poi todos os anos, nas semanas finais de outubro, a decoração do espaço começa a mudar e a ser dominada por abóboras e monstros. Mas esta não é só uma maneira de assinalar aquela data, é sobretudo uma forma de reforçar os laços entre os vários membros da comunidade APCC. Porque, no final de contas, “aqui mora gente boa”.

A Escola Básica do 1º Ciclo (pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Sul e em que são elaborados programas educativos individuais tendo em consideração as potencialidades e necessidades educativas de cada criança) e o Jardim de Infância (que tem como objetivo desenvolver a autonomia, a cognição, a linguagem, a motricidade e a socialização) integram as respostas da APCC na área da educação, em que se inclui ainda o Centro de Recursos para a Inclusão.