fbpx

Escola Básica

Sorrisos e arrepios (de alegria) na celebração do Dia das Bruxas no Centro de Reabilitação

Quando chegou o convite, há cerca de duas semanas, trazia um desafio e um convite da parte das crianças do Semi-Internato da APCC… O desafio era para que os trabalhadores do Centro de Reabilitação dessem asas à criatividade e decorassem as portas dos respetivos departamentos e serviços, de preferência recorrendo a materiais de desperdício, com adereços alusivos ao Dia das Bruxas… E é por isso que, desde segunda-feira, quem entra no Centro pode pensar que está na Casa Assombrada da Feira Popular!

O convite, esse, tinha uma data concreta e era absolutamente irrecusável: que na manhã do dia 30 de outubro, todos abrissem precisamente as suas portas a um desfile irresistível de pequenos fantasmas, vampiros, bruxos e outras criaturas arrepiantemente ternurentas e diabolicamente felizes! E assim se assistiu a um corrupio de alegria, com muitas doçuras e algumas – igualmente açucaradas – travessuras!

Ler mais

Todos a bordo! Crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica embarcaram no Comboio do Património para descobrir a Cidade!

Uma emocionante viagem, com partida de Santa Clara e passagem pelos principais pontos históricos e vistas mais deslumbrantes da cidade de Coimbra… É essa a experiência proposta pelo Comboio do Património, que as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC puderam viver anteontem! E foram tantas coisas para ver – algumas, pela primeira vez – que é difícil dizer quais fizeram brilhar mais intensamente os olhos de cada uma!

Entre a história e as estórias dos mosteiros de Santa Clara-a-Velha e Santa Cruz, o Museu Nacional de Machado de Castro e a Sé Nova, as vivências estudantis suscitadas pelo vislumbre da Universidade, da Associação Académica de Coimbra e de várias Repúblicas, as memórias de manhãs e tardes passadas no Jardim da Manga e no Jardim da Sereia ou o f...

Ler mais

Crianças da Escola Básica da APCC levaram os ‘filhos’ ao Hospital do Ursinho

A passada sexta-feira foi dia de injeções, curativos e radiografias para os alunos da Escola Básica da APCC. Mas não queremos induzir ninguém em erro: é verdade que foi dia de ir ao hospital, mas não foi um hospital qualquer… e se começaram por ler o título deste texto, já sabem que estamos a falar do Hospital do Ursinho, naquela que foi uma experiência cheia de sorrisos e boa disposição – que, como toda a gente sabe, são coisas que dão muita saúde!

Desde o início que todos se sentiram à vontade para confiar os seus peluches aos ‘senhores doutores’, os jovens estudantes de Medicina que os receberam nos diversos consultórios, fizeram os diagnósticos e prestaram os cuidados médicos necessários. Foi uma forma divertida de reforçar algo que, de alguma forma, já sabiam ou intuíam: ir ao médico, além de ter grande importância, pode também ser um momento reconfortante e de bem-estar.

Ler mais

Crianças e jovens da Escola Básica e do Lar de Apoio viveram uma aventura entre os dinossauros

O Tiranossauro Rex, dado a sua posição no topo da cadeia alimentar e estatuto de estrela de cinema, pode dizer-se que já era famoso… Alguns, menos afamados, também não eram anónimos: o voador Pteranodonte ou o ágil Velociraptor, por exemplo… Já outros, seriam provavelmente desconhecidos, como o Stygimoloch com a sua cabeça espinhada, o Anquilossauro com a sua couraça óssea, o Protoceratops com os seus chifres faciais ou o Oviraptor com o seu bico sem dentes.

Mas do que falamos nós? De dinossauros, claro, mas em particular da visita que, no final da semana passada, as crianças da Escola Básica e do Lar de Apoio da APCC fizeram a uma exposição que reúne 50 exemplares daqueles animais, gigantes e em tamanho real, animatrónicos, fósseis e escavações. Foi uma tarde deslumbrante, em que a imaginação permitiu viver verdadeiras aventuras pré-históricas, que fez as delícias dos mais jovens… mas não só!

Ler mais

No Centro de Reabilitação, houve uma Festa de Natal feita de partilha e celebração em família!

Afinal, o que é importante no Natal? Há, certamente, muitas possibilidades de resposta, mas na APCC acreditamos que tem tudo a ver com partilha, o que faz desta uma época tão especial… porque partilha é uma palavra-chave no quotidiano da instituição, que se expressa em todas as atividades e justifica, por exemplo, por que a Festa de Natal no Centro de Reabilitação é sempre feita pela comunidade APCC para a comunidade APCC!

Assim sucedeu, mais uma vez, no final da passada semana, com as crianças do Semi-Internato, os seus familiares, trabalhadores e dirigentes da Associação, todos reunidos para assistir a um verdadeiro desfile de talento, mas também fazer parte dele! Foi o que aconteceu na primeira atuação, juntando os mais pequenos e os mais crescidos numa emocionante dramatização, e nos números finais, em que foram os adultos a cantar e dançar para alegria generalizada!

Ler mais