fbpx

Escola Básica

Crianças e jovens da Escola Básica e do Lar de Apoio viveram uma aventura entre os dinossauros

O Tiranossauro Rex, dado a sua posição no topo da cadeia alimentar e estatuto de estrela de cinema, pode dizer-se que já era famoso… Alguns, menos afamados, também não eram anónimos: o voador Pteranodonte ou o ágil Velociraptor, por exemplo… Já outros, seriam provavelmente desconhecidos, como o Stygimoloch com a sua cabeça espinhada, o Anquilossauro com a sua couraça óssea, o Protoceratops com os seus chifres faciais ou o Oviraptor com o seu bico sem dentes.

Mas do que falamos nós? De dinossauros, claro, mas em particular da visita que, no final da semana passada, as crianças da Escola Básica e do Lar de Apoio da APCC fizeram a uma exposição que reúne 50 exemplares daqueles animais, gigantes e em tamanho real, animatrónicos, fósseis e escavações. Foi uma tarde deslumbrante, em que a imaginação permitiu viver verdadeiras aventuras pré-históricas, que fez as delícias dos mais jovens… mas não só!

Ler mais

No Centro de Reabilitação, houve uma Festa de Natal feita de partilha e celebração em família!

Afinal, o que é importante no Natal? Há, certamente, muitas possibilidades de resposta, mas na APCC acreditamos que tem tudo a ver com partilha, o que faz desta uma época tão especial… porque partilha é uma palavra-chave no quotidiano da instituição, que se expressa em todas as atividades e justifica, por exemplo, por que a Festa de Natal no Centro de Reabilitação é sempre feita pela comunidade APCC para a comunidade APCC!

Assim sucedeu, mais uma vez, no final da passada semana, com as crianças do Semi-Internato, os seus familiares, trabalhadores e dirigentes da Associação, todos reunidos para assistir a um verdadeiro desfile de talento, mas também fazer parte dele! Foi o que aconteceu na primeira atuação, juntando os mais pequenos e os mais crescidos numa emocionante dramatização, e nos números finais, em que foram os adultos a cantar e dançar para alegria generalizada!

Ler mais

Por uma manhã, a Oficina do Brinquedo abriu uma ‘filial’ em Condeixa (e as crianças da EB1 deram uma ajuda preciosa)!

Parece impossível, mas ontem a APCC ajudou a formar 200 pequenos ‘doutores brinquedos’! Podia ser uma entrada do Livro Guinness dos Recordes, mas foi, na verdade, uma série de pequenos ateliês da Oficina do Brinquedo na Escola Básica n.º 1 de Condeixa-a-Nova, onde duas centenas de crianças do ensino básico e do pré-escolar puderam ver como se transformam brinquedos para que todos possam brincar!

O interesse foi uma constante, até porque parte de cada sessão foi dedicada a explicar a importância do brincar – algo com que o público em causa não teve qualquer dificuldade em concordar – e como este é um direito de qualquer criança, de qualquer pessoa. Mas o grande entusiasmo chegou com cada demonstração prática, tanto dos brinquedos adaptados, como dos jogos ampliados! É que não faltaram mesmo voluntários para experimentar!

Ler mais

Bolinhos, bolinhós, sorrisos e partilha: mais um Dia das Bruxas no Centro de Reabilitação

É já uma tradição do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral: quando o Dia das Bruxas se aproxima, portas e corredores começam a transformar-se num verdadeiro cenário de terror… mas daquele tipo que, ao invés de provocar medo, provoca sorrisos! E também é certo que, a cada ano, esses corredores são percorridos e essas portas são abertas pelas crianças da Escola Básica e do Jardim de Infância da APCC, celebrando entusiasticamente os Bolinhos e Bolinhós!

Assim foi ontem, mais uma vez, numa atmosfera marcada por doçuras e travessuras, entre bruxos divertidos, esqueletos bem-dispostos e zombies de sorriso rasgado, e na qual, em cada sala ou gabinete que se abria, havia sempre a imensa alegria dos trabalhadores da Associação, para quem este ritual não é menos importante. Porque afinal, muito mais do que as decorações sazonais, do que se trata é do fortalecimento dos laços entre os membros da comunidade APCC.

E com...

Ler mais

As fenomenais crianças da APCC receberam duas visitas inesperadas (uma foi o Pai Natal e a outra não foi menos surpreendente)

O Natal é sempre uma época muito aguardada no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, com as crianças da Escola Básica, do Jardim de Infância e do semi-internato no centro de todas as atenções, enquanto familiares, professores, auxiliares e outros profissionais e voluntários da APCC se juntam para uma grande festa. Este ano, escusado será dizer, não foi possível cumprir essa tradição, mas isso não quer dizer que o Pai Natal não tenha ido ao Vale das Flores…

No final da semana passada, foi essa inesperada visita que entrou pelas portas das salas de aula, perante o entusiasmo contagiante dos mais novos e a emoção indisfarçável dos mais crescidos. Houve presentes, pois claro, mensagens de esperança e muitos sorrisos. Afinal de contas, quem não gosta de uma boa surpresa, sobretudo quando feita com enorme carinho e alegria?

Aliás...

Ler mais