fbpx

Mercado de Natal foi espelho da Formação da APCC: saberes partilhados, produtos fantásticos e relações fortes

Doce de amêndoa, nabada, bolachas húngaras, broinhas de batata doce, fatias douradas, tangerinas, tomates, decorações natalícias, carteiras, porta-chaves, almofadas, brinquedos… Apenas enumerámos uma muito pequena parte dos inúmeros produtos que podiam ser comprados no Mercado de Natal, mas certamente que, só por esta amostra, ninguém duvida da grande festa da quadra natalícia e da Formação Profissional da APCC que ontem se fez na Quinta da Conraria!

Para quem visitou o Mercado, difícil mesmo foi decidir por onde começar: pelos Sabores de Natal, o Artesanato Local ou a Feira dos Brinquedos? Certo é que muitos não deixaram de acorrer à Fábrica dos Embrulhos com os presentes que aproveitaram para comprar! E, claro, na Formação ao Vivo foi possível ver várias demonstrações relacionadas com as áreas lecionadas ao longo do ano.

Mas porque se queria que este fosse também um momento de partilha a muitos níveis, era possível fazer uma pausa nas compras ou nos doces e experimentar os jogos disponibilizados na banca das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), ou até tirar partido dos vários espaços de convívio para um jogo de cartas ou uma simples conversa. Porque se os produtos e as atividades apresentados no Mercado de Natal pretendiam mostrar o que é a Formação Profissional da APCC, o mesmo se pode aplicar às relações humanas entre formandos e destes com formadores e técnicos.

Esta iniciativa foi organizada pela área de Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade da Formação Profissional, que integra a resposta social do Centro de Formação da APCC e pretende potenciar a empregabilidade das pessoas com deficiências e incapacidades ou em situação de desvantagem, dotando-as de competências ajustadas para o ingresso no mundo laboral ou o prosseguimento de estudos tendo em vista a igualdade de oportunidades.

Os formandos da APCC encontram na instituição uma oferta alargada de cursos, com reconhecimento pelo mercado e devidamente certificada, com níveis de qualidade elevados e distinguidos por diversas entidades nacionais e europeias. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.