fbpx

Projeto de marketing social coordenado pela APCC conclui formação com profissionais de quatro países

Está a terminar mais uma fase do projeto “SIM – Social Inclusion Marketing”, correspondente a uma formação dedicada a estudos de caso de marketing de inclusão social e em que participaram colaboradores da APCC e de instituições do setor social da Bulgária, Espanha e Suíça. Iniciado em maio passado, este curso teve objetivos de aprendizagem como perceber a utilidade das técnicas de marketing para lidar com a exclusão social e aprender os conceitos básicos do marketing social, bem como a utilizar as suas técnicas no quotidiano.

Assim, foram abordados nesta formação – que decorreu em sessões à distância, sob a tutoria da Universidade de Lugano – temas como a importância do marketing social para a inclusão, o desenvolvimento de planos específicos e as respetivas implementação e avaliação. Os conteúdos abrangeram conceitos como o marketing mix, a comunicação ou a teoria da mudança, entre muitos outros.

O projeto “SIM – Social Inclusion Marketing” reúne especialistas de marketing social e serviço social, com o objetivo de cruzar conhecimentos, competências e perspetivas diferentes para encontrar soluções inovadoras. Profissionais de diversas áreas (psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ou mediadores de emprego, por exemplo) irão desenvolver ferramentas pedagógicas de marketing social, integralmente adaptadas a profissionais do setor social, com o objetivo de melhorar a inclusão de grupos desfavorecidos.

São parceiros nesta iniciativa a APCC (Portugal), a NARHU – Associação Nacional de Trabalhadores com Pessoas com Deficiência (Bulgária) e as universidades de Valência (Espanha) e de Lugano (Suíça). Com início em setembro de 2019 e final previsto para fevereiro de 2022, este projeto é cofinanciado pelo programa Erasmus +.
É igualmente através daquele programa europeu que são ou foram promovidos projetos como o “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities”, o “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All” ou o “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders”, entre outros. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.