fbpx

No Mercadinho de Natal no Centro de Reabilitação, houve muitas estrelas para seguir: os produtos da Quinta da Conraria

Houve enfeites e postais de Natal, doces, peças de artesanato e suculentas… Era um Mercadinho de Natal e todos estes itens certamente dariam belíssimas prendas nesta quadra, mas sendo também uma mostra dos produtos resultantes de diversas atividades desenvolvidas na Quinta da Conraria, seria quase impossível que não se encontrasse também lugar para as alfaces, os espinafres ou até as ervas aromáticas.

Não faltaram, por isso – entre colaboradores, utentes e familiares – muitos interessados nesta iniciativa que ontem decorreu no Centro de Reabilitação da APCC (e que se repetirá na próxima semana), promovida pelo Gabinete de Voluntariado e, em particular, pelos voluntários europeus da instituição. E se quando à qualidade da oferta estamos conversados, só falta mesmo elogiar também a simpatia do Ali Yildirimçakar, da Ida Vogel e da Lucie Jovilet.

Esta foi mais uma das atividades em que estes jovens, originários da Turquia, Alemanha e França, se envolveram desde que, em meados deste ano, chegaram a Coimbra para integrar o projeto 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612,no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade. Além de desenvolverem os seus projetos pessoais, têm ainda vindo a dar apoio aos profissionais e utentes da APCC e, naturalmente, a estabelecer relações e a desenvolver competências sociais.

Foi também uma espécie de edição especial, alargada e temática do Mercadinho, que se realiza regularmente na Quinta da Conraria e no Centro de Reabilitação e que, depois de asseguradas as necessidades da própria Associação, permite aos colaboradores levaram para casa produtos da área da agricultura – e que conta igualmente com a colaboração dos voluntários da Associação, tanto europeus como nacionais.

A atividade de voluntariado na APCC é desenvolvida com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.