fbpx

Associação de Atletismo de Coimbra premiou triciclista Sandra Semedo

Sandra Semedo foi distinguida pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC) com um Prémio Melhor do Ano 21/22, na categoria de Atleta Internacional. O galardão foi decidido na sequência da realização da Gala 2023 daquela entidade e é mais um reconhecimento para a atleta da APCC, que é, aos 35 anos, um dos maiores nomes da tricicleta a nível mundial.

Em representação de Portugal, a triciclista conta já com 15 medalhas conquistadas em provas internacionais: oito na Taça Internacional/Campeonato do Mundo de Tricicleta, quatro nos Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral e três nos Jogos Mundiais da IWAS. Do seu palmarés constam ainda 34 medalhas em campeonatos nacionais, sendo a atual campeã dos 100, 400 e 800 metros da classe RR2 e detentora de sete recordes nas classes RR2 e RR3.

Esta é a segunda vez que Sandra Semedo recebe este galardão atribuído pela ADAC, que já lhe havia sido conferido em 2019. Outras distinções que já recebeu incluem prémios de Mérito Desportivo atribuídos pela Câmara Municipal de Anadia, município onde reside, e pela Câmara Municipal de Coimbra.

A tricicleta é uma disciplina do atletismo adaptado em que os atletas correm com os pés, sentados num equipamento com três rodas e três apoios. É dirigida a pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras que afetem o movimento ou o equilíbrio, que se desloquem em cadeira de rodas ou que não tenham uma corrida funcional a pé. Existe na APCC há quase duas décadas, mas desde 2013 que a sua prática foi retomada com mais empenho e entusiasmo, com ótimos resultados. Mais informação pode ser consultada em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.