fbpx

APCC apresentou projeto REVADIS em seminário na Noruega

A experiência da APCC na área do reconhecimento de competências de pessoas com necessidades especiais foi o mote para uma apresentação no âmbito do AVA- Action for Validation Expert Seminar, que decorreu nos dias 1 e 2 de fevereiro em Oslo, na Noruega. O caso concreto do projeto REVADIS – Recognition and Validation of Acquired Skills for Disabled People foi o foco da intervenção da comitiva da APCC, tendo sido dados a conhecer a metodologia e os primeiros resultados.

O projeto REVADIS pretende melhorar a oferta na área do reconhecimento profissional das competências adquiridas por pessoas com deficiência e promover a sua inclusão no mercado de trabalho e no sistema de educação/formação. Com este objetivo, serão adaptadas quatro saídas profissionais para a população com deficiência – cozinheiro, jardineiro, assistente administrativo e empregado doméstico.

O AVA Expert Seminar foi organizado pela Associação Europeia para a Educação de Adultos, uma organização não-governamental europeia que reúne 137 membros coletivos em 44 países, representando mais de 60 milhões de pessoas. Neste evento estiveram presentes mais de 40 especialistas em reconhecimento de competências, decisores nacionais e europeus e profissionais da área da educação/formação de toda a Europa.

O REVADIS é um projeto inovador que, ao integrar o sistema ECVET- European Credit System for Vocational Education and Training, pretende facilitar o acesso ao mercado europeu de trabalho das pessoas com deficiência e incapacidades. É promovido com a coordenação da APCC (Portugal), em parceria com a Fundacion INTRAS (Espanha), o European Center For Quality Ood (Bulgária) e a Fundatai Estuar (Roménia). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?p=4350.

160204_APCC_ProjectREVADIS_02