fbpx

APCC colabora em projeto para a criação de emprego em bairros sociais

A APCC  é uma das instituições que participam no projeto CriArte, que aposta na aquisição de competências de autonomia e empregabilidade de pessoas residentes em bairros sociais, principalmente mulheres de etnia cigana. O desafio foi lançado pela Cáritas Diocesana de Coimbra e junta ainda o CEARTE (Centro de Formação Profissional do Artesanato) e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

O CriArte visa o desenvolvimento de uma linha profissional e diferenciadora de produtos têxteis. Na perspetiva da APCC, o projeto pode potenciar fatores de integração mútua com as pessoas com paralisia cerebral e a população cigana, dando assim uma dimensão diferente, focada em particular na desconstrução de preconceitos de discriminação, à missão diária da Associação de promover a igualdade de direitos entre todos os cidadãos.

A assinatura do protocolo e apresentação do projeto decorreu na passada semana, tendo contado com a presença de Antonino Silvestre (presidente da Direção da APCC), do padre Luís Costa (presidente da Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra), de Luís Rocha (diretor do CEARTE) e de António Ferreira (diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação).

Pensado para ativar a corresponsabilidade social para com instituições e públicos em desvantagem e sensibilizar para a produção solidária e circular, o projeto CriArte será implementado no Centro Comunitário S. José, no Bairro da Rosa. Já no próximo ano deverão estar disponíveis os primeiros produtos.