fbpx

António Marques está de partida para os seus sétimos Jogos Paralímpicos

160901_APCC_AntonioMarques-partidaJParalimpicos_thumbO atleta da APCC António Marques parte hoje para o Brasil, onde irá disputar pela sétima vez na sua carreira uns Jogos Paralímpicos. Antes disso, fez no início da semana os seus últimos treinos em Portugal – no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral – e foi ontem recebido, juntamente com os restantes membros da comitiva portuguesa, pelo Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro.

No Rio de Janeiro, António Marques participará na prova individual da categoria BC1 e na prova de equipas BC1/BC2 e defenderá um currículo invejável, que faz dele um dos três atletas mundiais de boccia com mais medalhas paralímpicas conquistadas (seis no total). Atual oitavo classificado do ranking mundial BC1, é ainda o praticante de boccia que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo.

Emílio Conceição, treinador da APCC e de António Marques, estará igualmente no Rio de Janeiro, ele que é também já um ‘veterano’ das grandes competições internacionais: participará pela sexta vez numa paralimpíada.

A participação nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro representa para António Marques um triunfo em si mesmo, por regressar à mais importante competição mundial depois da ausência em Londres 2012. Os primeiros jogos em que participou foram os de Seul 1988, tendo-se seguido Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. Na modalidade de boccia, conquistou uma medalha de prata individual e duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze por equipas. A todas estas junta-se ainda uma medalha de bronze em atletismo (lançamento de precisão), alcançada em Seul).

Para a APCC, as paralimpíadas do Rio serão o culminar de um grande ano desportivo, em que três atletas representaram Portugal em grandes competições continentais de três modalidades diferentes: além de António Marques nos Jogos Paralímpicos e no Campeonato do Mundo, José Costa participou no Campeonato da Europa de Natação Adaptada e Sandra Semedo na Taça do Mundo de Tricicleta.

O boccia foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC. Desde o ano seguinte que a Associação participa regularmente em competições nacionais, tendo conquistado mais de 30 títulos e contribuído com vários atletas para as seleções nacionais. Pode saber mais sobre a modalidade e a sua prática na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.

160901_APCC_AntonioMarques-partidaJParalimpicos_01

160901_APCC_AntonioMarques-partidaJParalimpicos_02