fbpx

Silêncio, que se vai fazer um filme!

161122_apcc_mudo-gravacoes_thumbA Quinta da Conraria é, desde ontem e durante uma semana, uma espécie de Hollywood da APCC. Tudo porque já começaram as gravações de “Mudo”, uma curta-metragem sobre a mudança – em que os atores são os membros dos grupos de teatro da Associação (Sala T e Teatro Estúdio) – que vai levar os espectadores a entrar numa cidade que pode ou não ser de brincar.

Para já, e antes de passar para a tela, trata-se de uma cidade que existe apenas numa casa da Quinta, transformada em estúdio, sala de caracterização e oficina de cenografia. Construída integralmente com cartão, tal como os adereços usados, será esta cidade sem nome nem localização particular que assistirá ao desenrolar de uma história em que a personagem central é um músico e as relações que este estabelece com os outros habitantes do seu prédio.

“Mudo” é, como o próprio nome indica, um filme mudo, a preto-e-branco, que cruza a linguagem deste tipo de cinema com a do cinema de animação. O projeto é coordenado pelos professores Adriana Campos, Mariana Nunes, Paulo Ferreira e Paulo Jacob, responsáveis pela realização, edição, encenação, cenografia e banda sonora.

A curta-metragem estará concluída até ao final deste ano, sendo posteriormente exibida numa sessão aberta ao público, em data a anunciar. Paralelamente, e até lá, serão levadas a cabo outras iniciativas para a disseminação do projeto e da sua mensagem, como o workshop realizado em outubro, na Escola Superior de Educação de Coimbra.

O projeto “Mudo” é apoiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, através do Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2016.

O desenvolvimento de atividades ligadas ao campo artístico é uma parte importante da ação da APCC enquanto instituição que fomenta a inclusão social. Todos os dias, os nossos utentes participam em ações nas áreas da expressão plástica, expressão musical e expressão dramática, tanto dentro como fora da Associação. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.

161122_apcc_mudo-gravacoes