fbpx

A Arca de Noé atracou na APCC: voluntários europeus e crianças da Escola Básica mostraram o filme que criaram juntos

161124_apcc_arcedenoe-projecao_thumbHá já algum tempo que os voluntários europeus Katharina Bux e Luca Rosania andavam a preparar alguma coisa especial… Juntaram alguns ‘cúmplices’ altamente qualificados para a desafiante tarefa e ontem, no Centro de Reabilitação da APCC, mostraram o produto de muitas horas de criatividade, empenho e colaboração.

“A Arca de Noé” é um filme em ‘stop motion’ (feito com várias fotografias em sequência) que recria a conhecida história, e em que os elefantes, tigres, coelhos, macacos e outros animais – além do próprio Noé! – foram interpretados por alguns meninos e meninas da Escola Básica. A ideia e conceção foi da Katharina e a banda sonora do Luca, que ainda contaram com a preciosa ajuda do professor de música Paulo Jacob.

Este projeto incluiu ainda diversas atividades livres relacionadas com a história e a construção dos instrumentos musicais que seriam usados no próprio filme. E a avaliar pelas primeiras reações – de colaboradores da Associação, as demais voluntárias europeias e todas as crianças da Escola Básica – o esforço valeu bem a pena! Houve gargalhadas, animação e muito orgulho no resultado final.

A Katharina Bux (Alemanha) e o Luca Rosania (Bélgica), bem como a Katharina Zvetolec (Áustria) e a Carlotta Beoletto (Itália) estão na APCC ao abrigo do projeto SVE 2016-1-PT02-KA105-003107, Erasmus + Juventude em Ação. É no âmbito deste programa europeu que a APCC desenvolve o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até à instituição mais de três dezenas de voluntários entre os 17 e os 30 anos.

Podem saber mais sobre o Serviço Voluntário Europeu e a atividade do Gabinete de Voluntariado da APCC – que inclui também o envio de jovens portugueses para projetos de voluntariado em países europeus – em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.

161124_apcc_arcedenoe-projecao