fbpx

II Encontro de Boccia Sénior da APCC só teve vencedores

161130_apcc_iiencontrobocciasenior_thumbCerca de três dezenas de utentes do Lar Integrado da APCC, do Centro de Dia do Ateneu de Coimbra, do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova e da Fundação ADFP de Miranda do Corvo participaram ontem (29 de novembro) no II Encontro de Boccia Sénior da APCC.

Em equipas mistas e divididos por três campos de jogo, realizaram algumas partidas, não sem algum espírito competitivo, mas sobretudo com grande vontade de fazer o seu melhor. A iniciativa permitiu a muitos retomar o contacto e a outros até estrear-se numa modalidade desportiva da qual podem retirar grandes benefícios.

O boccia sénior, além de contribuir para manter um estilo de vida ativo, permite conservar a capacidade funcional e autonomia física, bem como melhorar a mobilidade articular, a força muscular e a motricidade fina. Tem também vantagens ao nível da capacidade de concentração, do equilíbrio, da coordenação motora e da própria capacidade intelectual.

A prática do boccia por idosos promove ainda uma competição saudável que permite aumentar a sensação de bem-estar e autoestima e combater o isolamento e inícios de depressão, sendo um desporto simples de aprender.

O II Encontro de Boccia Sénior, que se realizou no Pavilhão do Clube de Futebol União de Coimbra, serviu ainda para divulgar a Bocciateca da APCC – o primeiro centro de recursos da modalidade a ser criado em Portugal – através da qual são disponibilizados equipamentos desportivos e demais materiais.

As instituições interessadas em fomentar o boccia sénior entre os seus utentes e nas suas dependências podem contactar a Bocciateca (através do mail desporto@apc-coimbra.pt) para o empréstimo dos kits para a prática da modalidade, bem como outro tipo de apoio/formação que possa ser necessário. O objetivo é estabelecer um programa estruturado para a prática da modalidade, aliando atividades desportivas, de lazer e de competição.

A Bocciateca da APCC foi um dos projetos distinguidos na edição de 2015 do Prémio BPI Seniores, que reconhece e apoia projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos.

O boccia é uma modalidade mista dirigida, na sua vertente competitiva, a pessoas com deficiências motoras graves, mas que pode também ser praticada enquanto atividade de lazer. Foi introduzida em Portugal em 1993, durante um curso organizado pela APCC, que desde o ano seguinte participa regularmente com atletas em competições nacionais e internacionais. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.

161130_apcc_iiencontrobocciasenior