fbpx

Professor da APCC é responsável por formação sobre utilização das TIC no desenvolvimento musical… na Eslováquia

O professor de música e musicoterapeuta da APCC Paulo Jacob foi convidado para assegurar a formação de um grupo de técnicos e utentes do centro comunitário de reabilitação Gaudeamus, da Eslováquia. O programa da ação incidirá sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de desenvolvimento musical e realizar-se-á amanhã, na sede daquela organização, em Bratislava.

Nesta formação, de caráter essencialmente prático, será feita uma contextualização sobre técnicas e estratégias de intervenção musical com pessoas com deficiência, explorar-se-ão diversos recursos (software e hardware) passíveis de serem utilizados nesse contexto e serão ainda realizadas dinâmicas sonoras e musicais de grupo. Na base dos conteúdos apresentados estará a própria prática da APCC nesta área, nomeadamente o trabalho realizado com os grupos 5ª Punkada e Ligados às Máquinas.

O convite a Paulo Jacob foi feito pela HIC Slovakia – Hofmann International Consulting e surgiu no seguimento da participação daquela entidade e da APCC no projeto “Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Musical”, em que são parceiras de outras sete organizações europeias no objetivo comum de promover formas de aprendizagem mais eficientes e efetivas através da aplicação da tecnologia no ensino da música. O encontro final e de apresentação de resultados desta iniciativa terá lugar em Coimbra, em julho deste ano.

Paulo Jacob é profissional da APCC há mais de 16 anos, sendo atualmente o coordenador do Departamento de Música da instituição. É ainda responsável pelo grupo pop/rock 5ª Punkada e pela orquestra de samples Ligados às Máquinas, além de dinamizar workshops de música inclusiva no âmbito das atividades da Quinta Pedagógica.

O Departamento de Música da APCC atua ao nível da musicoterapia, educação musical adaptada e expressão musical adaptada, com atividades regulares envolvendo os utentes e, muitas vezes, a comunidade. É ainda no âmbito da sua ação que se constituem diversos grupos musicais, que percorrem estilos que vão da música experimental ao pop/rock ou à música tradicional portuguesa. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=163.