A APCC vai promover, de 25 a 29 de junho, uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, com uma forte componente prática e dada na sua totalidade em ambiente equestre. Trata-se de uma iniciativa dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.
Esta formação, com a duração de 40 horas, tem como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.; o papel do acompanhante.
As sessões terão lugar na Quinta da Conraria (Ceira – Castelo Viegas) e nelas serão abordados os seguintes temas: o cavalo – prática a pé, em liberdade, montado; o cavalo e a comunicação; contextos de desvantagem; indicações e contraindicações; regras de segurança; limpeza do cavalo e a sua importância; material adaptado. Os formadores serão os técnicos da APCC – credenciados pela Fédération Nationale Handi-Cheval, de França – José Carlos Gonçalves (equitador), Aline Pereira (fisioterapeuta) e José Guilherme Parreiral (psicomotricista).
Os interessados podem realizar desde já a sua inscrição online, em http://bit.ly/aapcc_hipoterapia18_inscricoes, ou obter mais informações através do telefone 239802820 ou do e-mail centro.formacao@apc-coimbra.pt. O valor da inscrição é de 250 euros.
Esta é mais uma das várias ofertas formativas disponibilizadas pela APCC. Pode conhecer outras ou saber mais sobre a intervenção da Associação nos campos da educação e formação na página Web da área de Educação e Formação. Se pretende saber mais sobre a atividade de equitação terapêutica, pode ir a www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=398.