fbpx

Equitação Terapêutica

Equitação terapêutica motivou visita de utentes da ARCIAL à APCC

A hipoterapia e a equitação terapêutica fazem parte do quotidiano da APCC, enquanto resposta no âmbito da reabilitação, mas também de oferta formativa. É natural, portanto, que o picadeiro da Quinta da Conraria seja habitualmente local de grande atividade e muito movimento. Isso mesmo pôde ser testemunhado, recentemente, por um grupo da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital (ARCIAL).

A oportunidade surgiu devido à circunstância de uma utente da equitação terapêutica da APCC frequentar também aquela outra instituição, com o seu entusiasmo pela atividade a suscitar um interesse partilhado, que resultou numa visita de estudo com experimentação. E assim se passou uma manhã a montar a cavalo, mas também a aprender algumas noções básicas sobre a forma de os tratar e preparar.

Ler mais

Hipoterapia/Equitação Terapêutica: inscrições já abertas para formação em junho e julho [SUSPENSO]

O próximo curso de formação em hipoterapia/equitação terapêutica organizado pela APCC já tem datas marcadas (entre 29 de junho e 3 de julho) e as inscrições estão abertas. O objetivo desta iniciativa é dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre o cavalo (terminologia, comportamento e diferentes andamentos) e as diferentes abordagens possíveis (hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.)

Trata-se de um curso dirigido a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem. As sessões decorrerão totalmente em ambiente equestre, na Quinta da Conraria (Ceira), e com uma forte componente prática.

Ler mais

Inscrições já abertas para formação em hipoterapia/equitação terapêutica

A APCC vai organizar, entre 24 e 28 de junho, mais um curso de formação em hipoterapia /equitação terapêutica. Os interessados podem inscrever-se desde já, sendo esta iniciativa dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

O curso terá como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc. As sessões decorrerão totalmente em ambiente equestre, na Quinta da Conraria (Ceira), e com uma forte componente prática.

Ler mais

Formação em hipoterapia e equitação terapêutica, em dezembro: inscreva-se já!

Pode já inscrever-se para mais um curso de formação em hipoterapia e equitação terapêutica, da responsabilidade da APCC. Esta iniciativa decorrerá de 17 a 21 de dezembro, sendo dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem.

Dado totalmente em ambiente equestre – na Quinta da Conraria (Ceira) – e com uma forte componente prática, o curso terá como objetivos dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre: o cavalo, terminologia, comportamento e diferentes andamentos; as diferentes abordagens: hipoterapia, equitação terapêutica, equitação adaptada, desporto e lazer, etc.; o papel do acompanhante.

Ler mais

Hipoterapia e equitação terapêutica: inscrições abertas para formação a realizar já em outubro

A APCC tem já abertas as inscrições para uma formação em hipoterapia e equitação terapêutica, dirigida a profissionais das áreas social, da saúde e da educação, profissionais do domínio equestre, estudantes e todos os que pretendem integrar equipas multidisciplinares na habilitação de pessoas em situação de desvantagem. Esta iniciativa, que decorrerá de 8 a 12 de outubro, terá uma forte componente prática e será dada na sua totalidade em ambiente equestre.

As sessões, num total de 40 horas de formação, terão lugar na Quinta da Conraria (Ceira – Castelo Viegas) e nelas serão abordados os seguintes temas: o cavalo – prática a pé, em liberdade, montado; o cavalo e a comunicação; contextos de desvantagem; indicações e contraindicações; regras de segurança; limpeza do cavalo e a sua importância; material adaptado.

Ler mais