fbpx

“Vais Ficar Sob Escuta na Sala O2”: exposição de esculturas de orelhas é inaugurada no dia 14 de outubro

A Sala O2, na Quinta da Conraria, vai voltar a acolher uma exposição de trabalhos criados pelos utentes que frequentam aquela resposta do Centro de Atividades Ocupacionais da APCC. Desta vez, serão vinte esculturas de orelhas, que compõem a coleção “Vais Ficar Sob Escuta na Sala O2”, e que ficarão patentes entre os dias 14 e 31 de outubro, sempre no horário 10H00-12H00, que permitirá conhecer os autores das peças expostas e observar a dinâmica de trabalho na área das artes daquele espaço.

Estas esculturas – em gesso e tiradas em molde de silicone, forradas com cola e guardanapos com várias texturas, com acabamento em verniz craquelê que lhes dá um efeito de cerâmica – serão mostradas pela primeira vez na inauguração da exposição, que terá lugar a 14 de outubro, pelas 10H30. Será ainda possível aos visitantes comprar as peças, durante todo o tempo em que estarão expostas.

A exposição “Vais Ficar Sob Escuta na Sala O2” está integrada no projeto SOCRIN – SOCIALMENTE, CRIATIVO E INCLUSIVO, desenvolvido pelo professor António Valente, em que se trabalha a transformação das mentes dos utentes da Sala O2, se procura contribuir para a sua sociabilização e se lança um convite à sociedade para abraçar esta iniciativa e os seus objetivos. Foi neste âmbito que foram já organizadas exposições dedicadas à linoleogravura, a diferentes tipos de pintura, à monotipia, à escultura, aos brinquedos de mola ou aos fantoches.

Para a APCC, a apresentação pública de trabalhos artísticos ou produtos manufaturados é uma forma de apoiar e fomentar o processo inclusivo, em linha com a sua missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nos que têm deficiência ou incapacidade.

A Sala O2 é frequentada por pessoas com significativas limitações da atividade e restrições na participação, mas empenhadas em trabalhar – com ou sem adaptações – e mostrar as suas atividades sociais, criativas ou lúdicas, numa perspetiva ordenada do saber fazer. Está integrada no Centro de Atividades Ocupacionais da APCC, onde são asseguradas dinâmicas de âmbito socialmente útil, ocupacional, lúdico, terapêutico ou desportivo. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.