fbpx

Um coro de Natal como nenhum outro aqueceu uma tarde de inverno junto ao Lar de Apoio

Há muitos coros de Natal importantes na história dos coros de Natal, mas duvidamos que encontrem um tão impressionante como aquele que ontem se reuniu em frente ao Lar Residencial da APCC, para cantar e encantar (para) os utentes daquela unidade residencial, vizinhos e transeuntes. Não vamos tão longe em dizer que nunca se juntou um grupo de cantores tão talentoso, mas temos a certeza de que nunca existiu nenhum com maior coração.

Porque este coro era constituído pela Jaqueline Correia, Rebeca Rosa e Rita Mendes, três voluntárias da Associação que responderam afirmativamente ao desafio do projeto “Limões para Limonada” – interagir com os utentes através de atividades que possam ser feitas remotamente ou, em alternativa, no exterior das instalações – e se propuseram a quebrar as distâncias com canções de Natal.

Foi um momento e tanto, daqueles capazes de quebrar as defesas ao mais maquiavélico Grinch e ao mais empedernido Ebenezer Scrooge, que trouxe alegria e emoção, tanto aos que escutaram, como a quem cantou. Entre as melodias do “Pinheirinho de Natal” e outros clássicos, foi como se o frio dos primeiros dias de inverno não importasse e todos estivessem juntos no quentinho da lareira.

E ainda houve mais uma surpresa: a Rita Mendes, que começou como voluntária a contar histórias na Escola Básica e no Jardim de Infância da APCC e que hoje dinamiza o seu próprio projeto Jardim dos Contos, escreveu uma história especialmente para os meninos do Lar de Apoio. E ontem, com uma ajuda da Jaqueline e da Rebeca, a aventura de um tal Nicolau, que recebia cartas de muitas crianças a pedir a concretização dos seus sonhos, ganhou vida!

O programa “Limões para Limonada: Voluntariado à Distância” é promovido pelo Gabinete de Voluntariado da APCC, como forma de permitir aos voluntários manter o contacto com os utentes e o apoio que prestam, apesar das alterações provocadas pela pandemia da Covid-19. Desta forma, pessoas que já disponibilizavam o seu tempo à instituição, ou outras que o queiram passar a fazer a partir de agora, podem dinamizar atividades que permitam dar a volta ao distanciamento social.

Estamos a falar, por exemplo, de jogos que possam ser feitos sem contacto direto, atuações musicais em espaços abertos contíguos, mas também vídeos com histórias ou videochamadas para conversar um pouco (e matar saudades). De tudo o que, respeitando sempre as normas que garantam a segurança dos envolvidos e devidamente acertado com o Gabinete de Voluntariado, permita dar a volta ao distanciamento social.

Os interessados podem fazer a sua inscrição, com e sem propostas de atividades, através do e-mail voluntariado@apc-coimbra.pt e de mensagem direta na página de Facebook Holding Hands With Other Abilities. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?p=9513.

O voluntariado na APCC é desenvolvido nos âmbitos nacional e internacional. No primeiro, os voluntários ajudam os técnicos da Associação em diversos tipos de serviços que envolvem diretamente os utentes, em áreas e serviços distintos, ao longo de todo o ano e de acordo com a sua disponibilidade. Pode conhecer as possibilidades de voluntariado na APCC visitando a página www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.