fbpx

Terapia da Fala

Além da fala: comunicação aumentativa foi mote para sessões que deram início a uma mudança no Centro de Reabilitação

A comunicação é algo primordial, pois comunicamos desde que nascemos, mas não acontece só através da fala. Foi esta a ideia inicial duas sessões sobre comunicação aumentativa, dirigidas a colaboradores das diversas respostas e serviços do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, que decorreram no final da passada semana e em que a equipa do Departamento de Terapia da Fala lançou o desafio de identificar com informação gráfica e simbólica todos os espaços daquela unidade da APCC.

O objetivo é, como foi explicado, construir uma rede de suporte que permitirá adaptar o contexto em que estão inseridos os utentes da Associação – muitos dos quais não comunicam pela fala – e torná-lo mais inclusivo. O primeiro passo será fazer corresponder símbolos (alguns já convencionados e outros que será necessário estipular) aos diferentes espaços, alargando, dessa forma, a diversa sinalética já existente no Centro.

Ler mais

Pós-Graduação Conceito Bobath em Pediatria-TND: inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o XVIII Curso de Pós-Graduação Conceito Bobath em Pediatria-Tratamento do Neurodesenvolvimento (TND). Trata-se de um curso certificado pela EBTA (European Bobath Tutors Association), organizado pela Equipa Nacional de Bobath em Pediatria em parceria com a APCC e que decorrerá de 6 de outubro de 2016 a 12 de março de 2017.

O curso é dirigido a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala, devendo os candidatos ter experiência profissional mínima de dois anos em Pediatria (paralisia cerebral e/ou doenças neurológicas afins). As inscrições decorrem até ao dia 6 de maio e têm um custo de 2000 euros (que podem ser pagos em três prestações).

Ler mais

Terapeutas de Portugal e Espanha realizam na APCC formação para ‘ensinar’ a bebés a sensação do movimento

Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala portugueses e espanhóis terminam hoje, na APCC, uma formação em Bobath dirigida a bebés. Trata-se de um conceito de intervenção terapêutica em pessoas com paralisia cerebral e condições neurológicas associadas, em que se procura uma aprendizagem da sensação do movimento, em vez do movimento em si, com o objetivo de facilitar a coordenação motora e evitar posturas e movimentos atípicos.

O curso junta 24 formandos e é conduzido pela conceituada fisioterapeuta norte-americana Gay Girolami, contando ainda com a participação de 20 bebés e seus familiares. O planeamento da intervenção com a família é, aliás, particularmente enfatizado, com o objetivo de a tornar mais hábil no manuseio do seu bebé e no desenvolvimento das atividades quotidianas.

Ler mais