fbpx

Terapias

Estudo premiado sobre estimulação visual, que contou com participação da APCC, foi apresentado no Centro de Reabilitação

As abordagens de estimulação visual devem tornar-se parte integrante dos programas de reabilitação de rotina. É esta a principal conclusão do estudo “Impacto da Terapia de Estimulação Visual na Abordagem do Défice Visual Cerebral em Crianças com Paralisia Cerebral”, realizado por uma equipa que incluiu elementos da APCC, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que foi apresentado no Centro de Reabilitação no final da passada semana.

Naquela investigação – em que estiveram envolvidos elementos das equipas médica e de terapia ocupacional da consulta de oftalmologia da Associação – foram avaliadas crianças entre os 6 meses e os 14 anos, com défice visual cerebral (uma disfunção que afeta a função visual devido a uma lesão no cérebro, não relacionada diretamente com os olhos), para avaliar se uma abordagem personalizada e multidisciplinar de reabilitação visual, como aquela que é realizada na APCC, contribui para a recuperação.

Ler mais

Além da fala: comunicação aumentativa foi mote para sessões que deram início a uma mudança no Centro de Reabilitação

A comunicação é algo primordial, pois comunicamos desde que nascemos, mas não acontece só através da fala. Foi esta a ideia inicial duas sessões sobre comunicação aumentativa, dirigidas a colaboradores das diversas respostas e serviços do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, que decorreram no final da passada semana e em que a equipa do Departamento de Terapia da Fala lançou o desafio de identificar com informação gráfica e simbólica todos os espaços daquela unidade da APCC.

O objetivo é, como foi explicado, construir uma rede de suporte que permitirá adaptar o contexto em que estão inseridos os utentes da Associação – muitos dos quais não comunicam pela fala – e torná-lo mais inclusivo. O primeiro passo será fazer corresponder símbolos (alguns já convencionados e outros que será necessário estipular) aos diferentes espaços, alargando, dessa forma, a diversa sinalética já existente no Centro.

Ler mais

Criando super-brinquedos na APCC: uma manhã colaborativa na Oficina do Brinquedo com os terapeutas ocupacionais do Centro de Reabilitação

Não foi marcado para ser uma celebração, mas pode dizer-se que foi uma daquelas situações em que tudo bateu certo: na passada sexta-feira, em que se assinalou mais um Dia Mundial da Terapia Ocupacional, a Oficina do Brinquedo da APCC recebeu os profissionais naquela área do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral para um ateliê dedicado à adaptação de brinquedos. Não se tratou de nenhuma brincadeira, não senhor, mas houve muita boa disposição a acompanhar todas as aprendizagens!

Ao longo da manhã, foram sendo passadas em revista as diversas fases necessárias para transformar um brinquedo comum num super-brinquedo (daqueles com que qualquer criança pode brincar): avaliar as funções, desmontar o objeto, identificar uma alternativa ao interruptor normal, procurar o melhor local para fazer a nova ligação, cortar e soldar os fios, ligar o dispositivo que vai permitir acionar o brinquedo… E depois, mão à obra, entre chaves de fendas, alicates, x-atos, ferros de soldar, berbequins…

Os brinqued...

Ler mais

APCC promoveu formação em higiene postural para pais e familiares cuidadores

A importância de estar bem, para poder cuidar bem, foi a mensagem central da formação em Higiene Postural aos Cuidadores que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da APCC promoveram recentemente. Em três sessões (nesta e na passada semanas), pais e outros familiares cuidadores puderam obter conselhos para proteger a coluna vertebral e prevenir possíveis lesões, vendo ainda respondidas diversas dúvidas e questões.

Assim, falou-se sobretudo de transferências e posicionamentos, tendo sido descritos e demonstrados os melhores procedimentos a adotar e cuidados a ter para salvaguardar (também) a saúde de quem cuida. Sempre numa perspetiva de adequação do conhecimento teórico à realidade e às práticas concretas, abordaram-se tanto situações genéricas, como os casos concretos de alguns dos presentes.

Ler mais

Equitação terapêutica motivou visita de utentes da ARCIAL à APCC

A hipoterapia e a equitação terapêutica fazem parte do quotidiano da APCC, enquanto resposta no âmbito da reabilitação, mas também de oferta formativa. É natural, portanto, que o picadeiro da Quinta da Conraria seja habitualmente local de grande atividade e muito movimento. Isso mesmo pôde ser testemunhado, recentemente, por um grupo da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital (ARCIAL).

A oportunidade surgiu devido à circunstância de uma utente da equitação terapêutica da APCC frequentar também aquela outra instituição, com o seu entusiasmo pela atividade a suscitar um interesse partilhado, que resultou numa visita de estudo com experimentação. E assim se passou uma manhã a montar a cavalo, mas também a aprender algumas noções básicas sobre a forma de os tratar e preparar.

Ler mais