fbpx

Itália foi o destino de mais uma viagem proporcionada pelos Almoços Interculturais do voluntariado da APCC

Se do menu para o vosso almoço constasse uma sopa de legumes, risotto com abóbora e salsicha e tarte de marmelada, diriam que estavam em que país? Ainda hesitantes? Talvez ajude escrever os nomes na língua de origem da chef: zuppa di verdure, risotto con zucca e salsiccia e crostata di marmellata. Não restarão dúvidas de que estamos em Itália… ou talvez não, porque foi esta mesma a ementa que a voluntária europeia Roberta DiGeorgio serviu, na quarta e sexta-feira da passada semana, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e na Quinta da Conraria!

Utentes e colaboradores da APCC puderam, desta forma, viajar até ao país de Sophia Loren e onde Audrey Hepburn passou umas cinematográficas “Férias em Roma” – referências que não faltaram na decoração dos dois refeitórios – sem necessidade de embarcar para lado nenhum. Com o apoio das equipas de cozinha da Associação, a viagem foi feita através do paladar (e do olfato e da visão, convenhamos), mas foi também ela inesquecível.

E até houve um pormenor que a ninguém passou despercebido: cada mesa foi ‘batizada’ com o nome de um tipo diferente de massa! Provavelmente, nem a Roberta imaginaria que existem tantos, mas quando percebeu que há 51 mesas no refeitório da Quinta da Conraria, não bastavam os mais ‘habituais´ tortellini, spaghetti e cannelloni e a sua pesquisa levou-a ao conchiglietti, agnolotti ou celentani. E assim se misturou sabor com conhecimento, até porque, afinal, gastronomia também é cultura.

Esta foi a segunda edição dos Almoços Interculturais deste ano, depois de a Antonia Tiepoldt ter, na semana anterior, apresentado alguns dos sabores da Áustria. Nas próximas semanas, teremos ainda os almoços alemão e francês, com a Luise Göttlich e a Alice Lambert-Quénaon, respetivamente. Trata-se de uma iniciativa do Gabinete de Voluntariado da APCC, que permite que cada grupo de voluntários europeus dê a conhecer as tradições gastronómicas dos seus países de origem a utentes e colaboradores da Associação.

A Roberta, a Antonia, a Luise e a Alice estão em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade e integram o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090. Como elas, cerca de outros 60 jovens de diversos países já realizaram um período de voluntariado na APCC, inseridos no programa “Holding Hands With Other Abilities”. E ainda no âmbito do voluntariado internacional, também já mais de uma dezena de jovens portugueses fizeram o mesmo no estrangeiro.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.