fbpx

A Quinta Pedagógica fez das leguminosas uma celebração onde todos puderam também aprender

Começou na semana em que se festejou o Dia das Leguminosas (que, anualmente, se assinala a 10 de fevereiro) e terminou esta semana a aventura que utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e do CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência, bem como os alunos em Plano Individual de Transição na APCC, realizaram em torno daquele importante grupo de alimentos.

Dinamizadas pela equipa da Quinta Pedagógica “O Caracol”, foram muitas as atividades que deram o mote para a animação e a descoberta, como os jogos de identificação de leguminosas ou o mostruário das leguminosas! E ainda foi possível ver um pequeno filme sobre o tema, obter mais informações através dos painéis informativos ou, simplesmente, conversar para trocar ideias e aprender ainda mais!

No balanço desta dinâmica, ficou uma muito melhor noção da importância das leguminosas para uma dieta alimentar saudável e para sustentabilidade dos solos, mas também os seus benefícios e formas de serem consumidas, por exemplo. E desta forma, também se contribuiu para os propósitos do Dia Mundial das Leguminosas, que este ano pretendeu sensibilizar para o seu potencial em contribuir para um futuro mais sustentável e para alcançar os objetivos da Agenda 2030.

A Quinta Pedagógica “O Caracol” é um espaço lúdico-pedagógico, onde se desenvolvem atividades com o objetivo de proporcionar a crianças, jovens e adultos o convívio com elementos como o campo, os animais ou as tradições rurais. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.