fbpx

O boccia e a tricicleta da APCC foram à escola… tudo por causa da importância do desporto

Entre as muitas atividades levadas a cabo pelo Departamento de Educação Física e Desporto está divulgar o que é o desporto para pessoas com deficiência – as modalidades praticadas, as respetivas regras, as adaptações que são por vezes necessárias ou as diferenças para a sua prática noutros contextos – e o contributo que este pode dar para uma sociedade verdadeiramente inclusiva. E ontem, houve mais uma oportunidade para levar esta mensagem junto dos mais jovens.

A convite do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, uma comitiva de profissionais e utentes da APCC foi até Pombal, para uma demonstração de boccia e tricicleta, que juntou muitos alunos interessados, mas também professores motivados para práticas educativas e desportivas inclusivas. Perante uma plateia já com a ‘matéria estudada’ – em resultado das iniciativas desenvolvidas em ambiente escolar, no ano letivo passado, no âmbito do desporto adaptado – houve, ainda assim, muito a descobrir sobre duas modalidades que mais medalhas conquistaram para Portugal.

Para os que (ainda) não conhecem, no boccia os atletas competem em provas individuais, por pares ou por equipas, com o objetivo de colocar o maior número possível de bolas perto da bola alvo, enquanto a tricicleta é uma disciplina do atletismo, em que se corre com os pés, sentado num equipamento com três rodas e três apoios. E na sessão de ontem, tudo ficou mais fácil de apreender, pois claro, com a possibilidade de experimentar e de interagir com os atletas António Marques, Nelson Pires e Sandra Semedo!

O Departamento de Educação Física e Desporto da APCC desenvolve a sua atividade tanto ao nível do desporto de alta competição (além do boccia e da tricicleta, também na natação), como do lazer e manutenção, junto de pessoas de todas as idades. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.