fbpx

As novas voluntárias europeias foram ao Picadeiro… mas não foi para andar a cavalo…

Desde que chegaram à APCC, há menos de um mês, a Anna Vukadin, a Anthea Bıçakçıoglu, a Federica Usai e a Maria Cristina Marcosano já fizeram uma caminhada, estiveram na Quinta Pedagógica, ensaiaram com o grupo de teatro Sala T, foram ao Jardim de Infância e à Escola Básica, viajaram ao Polo Norte na Ludoteca, ajudaram em sessões de hidroterapia, aprenderam algumas receitas novas e tocaram com os Ligados às Máquinas (e nem listámos todas as atividades pelas quais já passaram)!

E ontem foi mais um dia especial, porque participaram numa sessão de hipoterapia, no Picadeiro da Quinta da Conraria, em que puderam aprender algumas noções básicas sobre os cuidados a ter com os cavalos e sobre aquela atividade terapêutica. E, claro, aproveitar para seguir algumas dicas dos profissionais da Associação, mas também de algumas das crianças que regularmente desfrutam e beneficiam destas sessões.

Durante os próximos meses vai ser sempre assim para as nossas voluntárias europeias: muitas novas aprendizagens e ainda mais emoções, ao participarem em diversas atividades regulares e pontuais da APCC. E, claro, ainda terão tempo para desenvolver os seus próprios projetos, diretamente ligados aos seus interesses e competências, e para conhecer um pouco da região e do país.

A Anna, a Anthea, a Federica e a Maria Cristina estão connosco ao abrigo do programa Erasmus +, Juventude em Ação, no âmbito do qual a APCC desenvolve o projeto de voluntariado europeu “Holding Hands With Other Abilities”, e ficarão em Coimbra até março de 2018.

A atividade de hipoterapia/equitação terapêutica, que ontem experimentaram, é desenvolvida na APCC com um objetivo fundamentalmente terapêutico, necessariamente ligada a um projeto terapêutico individualizado. Recorre ao montar a cavalo e ao contacto com este, para assegurar uma influência física, psicológica e pedagógica e é assegurada por uma equipa interdisciplinar, que integra fisioterapeutas, psicomotricistas e monitores de equitação.

Para saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC, basta consultar a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.