Comenius Multilateral Schools partnerships
Project – “Ready for Inclusion”
Project Nº 2009-1-HU1-COM06-01384 2
Este é um projeto que envolve um consórcio constituído por três parceiros – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra – APCC (Portugal); Bercsényi Miklós Általános Iskola (Hungria) e Circolo Didattico “Gabriele D’Annunzio” (Itália), desenvolvido entre Outubro de 2009 e Maio de 2011.
Os professores dos países envolvidos estudaram as boas práticas e cultura educativa dos parceiros . Esta forma de adquirir experiências resulta numa nova abordagem no processo educativo. O objetivo do projeto foi permitir iguais oportunidades, aos parceiros envolvidos no projeto, de contribuir para a integração dos jovens com necessidades educativas especiais, familiarizar os profissionais envolvidos com as actividades de integração em cada parceiro, no sentido de melhorar a qualidade educativa. Foi importante promover a familiarização com novos métodos, novas formas de abordagem, diferentes procedimentos de ensino adequados aos jovens através de variadas competências em sala de aula, desenvolver atividades e eventos culturais e desportivos. Foi igualmente importante conhecer instrumentos de avaliação aplicados nas diferentes instituições de forma a ajudar na avaliação do impacto do planeamento pedagógico.
Os principais objetivos desta parceria são:
• Promover a dimensão europeia da educação e dos modelos de inclusão / integração dos alunos com necessidades especiais, junto dos professores, cuidadores ou pais/encarregados de Educação das instituições parceiras, e outros profissionais da comunidade;
• Contribuir para melhoria do processo de integração de jovens com necessidades educativas especiais;
• Promover o aumento da qualidade de ensino nas instituições parceiras
• Dar iguais oportunidades a jovens com necessidades educativas especiais contribuindo para a sua integração na sociedade.
Como resultados do projeto temos:
– apresentações de boas práticas por parte da cada instituição parceiro;
– conhecimento de diferentes modelos de ensino;
– apresentação e partilha de ferramentas de ensino, métodos, programas pedagógicos relacionados com os alunos com necessidades especiais;
– Conhecimento do sistema escolar dos parceiros, através de diferentes apresentações em powerpoint, fotografias e outros, em momentos diversos de interacção dos parceiros.
“Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia.
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