fbpx

Serviço Social

servicoSocial

 

O Assistente Social na APCC

O Assistente Social na APCC realiza e desenvolve trabalho técnico especializado no âmbito da problemática da Paralisia Cerebral e outras afecções neurológicas. Actua em diferentes níveis (individual, familiar, meio envolvente e na equipa), junto do indivíduo e/ou da família, enquanto agentes activos co-responsáveis pela compreensão, definição e planeamento de um projecto integrado de reabilitação.

O funcionamento de qualquer família é influenciado pelo seu nível de informação, pelo seu estatuto socioeconómico, pelas suas características ao nível da família alargada e, finalmente, pelos níveis de suporte e apoio social das redes extra familiares.

Neste âmbito, o Serviço Social no CRPCC desenvolve a sua actuação de forma a promover alternativas adequadas de apoio, habilitação e inclusão social. Tem por base um modelo teórico, sistémico e interdisciplinar, de procura de mudanças ou ajustes familiares, através de interacções úteis ao estabelecimento de novos equilíbrios de crescimento.

O trabalho do Assistente Social no CRPCC procura sempre consciencializar a família para a necessidade de se tornar responsável e participativa no seu processo de mudança, tentando sempre ser agente potencializador do desenvolvimento e crescimento do grupo familiar entendido como tal, na medida em que, adoptando uma atitude educativa, prepara a família de forma a que lhe seja permitido ter condições para receber com eficácia a solução que os restantes técnicos da equipa têm para prestar.

 

Links

http://www.seg-social.pt – Segurança Social

http://www.cm-coimbra.pt – Rede Social

http://www.portaldocidadao.pt – Portal do Cidadão

http://www.inr.pt – Instituto Nacional de Reabilitação

http://www.apd.org.pt – Associação Portuguesa de Deficientes

http://www.portugal.gov.pt – Governo de Portugal

http://www.arscentro.min-saude.pt – Administração Regional de Saúde do Centro

 

Voltar