fbpx

O Despertar da Primavera na APCC foi tão bom, que até fez bem à saúde (e brindámos com limonada)!

Já passou mais de um mês desde o início da primavera, mas ela continua a ser tão importante na vida da APCC – figurativamente e de forma bem real – que decidimos dedicar-lhe duas semanas inteiras! Foi assim que nasceu o Despertar da Primavera, uma iniciativa dirigida ao desporto e à vida saudável, que juntou utentes e formandos, na Quinta da Conraria, num conjunto de atividades tão divertidas quando úteis para o quotidiano de cada um!

A celebração ‘dividiu-se’ em duas, com o maior gomo da laranja a caber a C Saudável: não é por acaso que usamos aquela metáfora, porque esta foi uma dinâmica – liderada pela Sala do Teatro, com o apoio da área da agricultura e envolvendo o CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e o CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência – que pretendeu chamar a atenção para a importância da vitamina C.

Ao longo de vários dias, diferentes grupos de utentes realizaram um percurso pela Quinta, repleto de desafios. Solucionaram-se adivinhas, completaram-se puzzles, fez-se exercício e trocaram-se muitas ideias sobre laranjas, limões e kiwis, mas também maçãs, brócolos, cenouras, aipos e muito mais! Tudo isto, tirando partido dos incríveis dias de sol com que temos sido brindados, porque afinal, a luz solar desempenha um papel muito importante na produção de vitamina C no nosso corpo!

E este percurso nunca terminou sem uma última e importante atividade: fazer (e beber!) uma fresquíssima limonada! Para a provar, era preciso acertar as respostas a um quiz relacionado com os temas abordados durante a caminhada, mas não houve uma única pergunta a suscitar sequer dúvidas, pelo que esta foi uma limonada tão merecida quanto saborosa!

Mas o Despertar da Primavera também foi motivo para haver Zumba na Quinta: na última sexta-feira, a eira da Conraria encheu-se de ritmos quentes, para uma aula em que a dança e o fitness foram acompanhados por imensa energia positiva! Os ‘professores’ foram um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que aceitaram o convite do Departamento de Educação Física e Desporto para dinamizar esta atividade.

Veio o CACI, veio o CAARPD e veio também a Formação Profissional: ninguém resistiu à música, ao movimento e à alegria! Numa atmosfera contagiante, todos se divertiram e ainda queimaram calorias! Foi tudo feito com grande intensidade, que ninguém duvide, mas não havia um único músculo a queixar-se no final, de tão animado que foi!

Na Quinta da Conraria estão sediadas diversas valências da APCC nos campos das atividades ocupacionais, do acompanhamento e reabilitação social ou da formação profissional, através das quais são apoiados mais de mil utentes. É também ali que funcionam o Centro Hípico, a Quinta Pedagógica “O Caracol”, a Quinta Biológica e o Lar Residencial.