fbpx

APCC comemorou Dia do Animal com atividades equestres para famílias

161006_apcc_diadoanimal_thumbNo Dia do Animal (4 de outubro), não faltaram motivos na Quinta da Conraria para celebrar estes nossos amigos e a sua importância nas nossas vidas. Crianças e jovens utentes da APCC ‘receberam’ as famílias no Picadeiro e juntos desfrutaram de uma manhã em que todos os olhos se centraram nos cavalos e no trabalho nas áreas da hipoterapia e da equitação terapêutica que é desenvolvido na instituição.

Do programa fizeram parte ateliês de alimentação saudável e jogos tradicionais, para os mais novos, enquanto que os seus familiares participaram numa sessão de esclarecimento e puderam depois fazer uma sessão prática, com muitos a experimentarem pela primeira vez a fantástica sensação de andar a cavalo.

A iniciativa foi dinamizada pelo Grupo de Equitação Terapêutica/Hipoterapia, mas participaram também elementos da Quinta Pedagógica, da Ludoteca/Oficina do Brinquedo e os voluntários europeus que atualmente se encontram na APCC.

A APCC desenvolve atividades equestres para pessoas com deficiência ou em dificuldade de adaptação, tanto em contexto terapêutico como lúdico-desportivo, sensibilizando para a importância da sua integração na comunidade. No campo da formação, esta é desenvolvida por vários profissionais (fisioterapeuta, psicomotricista, monitor de equitação), de modo a complementar e enriquecer a utilização do cavalo em diferentes contextos.

Pode saber mais sobre as atividades de equitação terapêutica e hipoterapia na APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=398.

161006_apcc_diadoanimal