fbpx

Parceiros criam programa para combater bullying

APCC_Let Me Be Mr

Estudo piloto confirmou impacto da formação desenvolvida

A APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra recebeu, recentemente, a visita de parceiros europeus com os quais desenvolveu um programa de formação que pretende combater o bullying de que são alvo as pessoas com incapacidade intelectual em contexto de trabalho. Este trabalho insere-se no projeto «Let Me Be Me», financiado pelo Programa de Aprendizagem Ao Longo da Vida (Leonardo Da Vinci – Transferência de Inovação).

A APCC coordenou um estudo piloto que, desenvolvido por todos os parceiros, confirmou a importância, a qualidade, a adequação e o impacto do programa de formação. O estudo envolveu adultos com incapacidades intelectuais, que haviam frequentado o programa de formação, formadores, especialistas de formação profissional, empregadores e familiares de pessoas com a referida incapacidade.

Na próxima fase, proceder-se-á à realização de materiais e à disponibilização online e gratuita do programa de formação. É objetivo, ainda, proceder à acreditação do programa de formação, bem como potenciar a sua integração em programas mais abrangentes de formação profissional e de desenvolvimento pessoal, a sua aplicação em outros contextos institucionais e a outra população-alvo (por exemplo, programas de integração em empresas ou de sensibilização para o bullying em escolas regulares).

São parceiros no «Let Me Be Me»: APCC, Portugal; Stepping Stones e Canice Consulting), Reino Unido; Centre for Educational Research, Universidade de Koblenz-Landau, Alemanha; Fundación Laboral del Metal e AMPROS – Asociación Cántabra en Favor de las Personas com Discapacidad Intelectual, Espanha; Anti-Bullying Centre – Trinity College Dublin, Irlanda.