fbpx

«Porque a família é importante…»

CAO

«Alimentação Saudável» e «Cuidar do Cuidador» reuniram famílias

As famílias dos clientes do Centro de Atividades Ocupacionais da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra foram convidadas a participar numa iniciativa que, subordinada ao tema «Porque a família é importante…», contemplou duas atividades: «Alimentação Saudável» e «Cuidar do Cuidador». Tratou-se de uma realização conjunta dos departamentos de Terapia Ocupacional e Nutrição que aconteceu a 4 de dezembro de 2013, na Quinta da Conraria.

Em «Alimentação Saudável» a nutricionista procedeu à elaboração da ementa e à explicação dos benefícios dos alimentos confecionados. As terapeutas ocupacionais auxiliaram na organização, realização e adaptação das atividades (seleção e confeção dos alimentos; preparação e arrumação do espaço), para que os clientes pudessem participar de forma ativa. As famílias compareceram no almoço, durante o qual a nutricionista fez uma breve apresentação sobre bons hábitos de alimentação e preparação de refeições simples e saudáveis.

Durante a tarde, as terapeutas ocupacionais abordaram a importância de o familiar cuidar de si próprio, em «Cuidar do Cuidador». Começaram por apresentar às famílias fotografias do momento em que os clientes prepararam a refeição, a fim de mostrar as suas reais capacidades. Terapeutas e familiares dialogaram sobre o dia a dia e a maioria admitiu que deixa de cuidar de si em prol do familiar. A sessão terminou com um momento de autorreflexão e relaxamento.

Os participantes receberam um livro de receitas de alimentação saudável e um panfleto com estratégias e conselhos no que diz respeito à facilitação das tarefas diárias.

Considera-se que a atividade teve um impacto positivo, uma vez que se mostraram muito satisfeitos com a participação na mesma e reconheceram a sua importância. Referiram que iniciativas como esta ajudam «a compreender melhor as capacidades dos nossos filhos». Demonstraram interesse em repetir.

CAO1

CAO2