fbpx

«Para ser FELIZ, sê voluntário»

USAR ESSA_IMG_6312

Inês Gomes, 23 anos, voluntária na APCC

Talvez a Inês não se tenha apercebido, mas em 3 de janeiro de 2014 fez dois anos que ela se inscreveu no voluntariado da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Começou a caminhar connosco em 3 de janeiro de 2012, data da sua entrevista. Conhecíamos, então, uma Inês envergonhada, de poucas palavras. Dizia que, se aprovada para fazer voluntariado por cá, se trataria da sua primeira experiência como voluntária. O que a trouxe? Quis aprender, ser útil, desenvolver competências.

Quando chegou a Inês era ainda estudante da Escola Superior de Educação de Coimbra. Vimo-la formar-se em Língua Gestual Portuguesa. Parabéns Inês. Quem a trouxe-a à APCC foi uma funcionária da instituição. «A Sara incentivou-me a vir conhecer esta realidade», partilha. «O primeiro impacto foi verdadeiramente único», continua. «Não sabia o que iria encontrar, por isso quando realizei a minha primeira atividade estava com receio». Começou pelo refeitório/recreio, atividade que ainda mantém. «A única coisa que me causou alguma impressão foram os tubos através dos quais algumas crianças são alimentadas. Hoje é tudo normal». Se já fez outras coisas? Claro. Sempre que pode participa em saídas ao exterior, colabora com a Quinta Pedagógica “O Caracol” e, no último verão, também esteve com a Residência Eça de Queirós.

Afirma ter encontrado na APCC «pessoas maravilhosas, novas perspetivas e ideias». Somos da opinião de que Inês mudou nestes dois anos e ela confirma-o: «sem dúvida. Penso que me tornei mais atenta às pessoas, mais respeitadora e mais afetuosa». Nós diríamos mais: a alegria substituiu completamente a inicial timidez.

«Como é bom estar aqui», acrescenta destacando que estes dois anos lhe sabem a pouco. Porquê? A Inês encontrou na APCC uma nova possibilidade para os dias que se seguiram ao concluir da formação: vai participar no Serviço Voluntário Europeu. Em março iniciará uma nova fase, um outro voluntariado numa instituição congénere à APCC, na Alemanha. Uma nova aventura é certo, à qual a nossa instituição está associada pois é a organização de envio da Inês. Que corra tudo bem Inês e que encontres uma experiência única e rica em oportunidades.

«Para ser grande, sê voluntário»

A cada ano de voluntariado, o seu tema. O trabalho realizado em 2013/2014 decorrerá segundo o seguinte: «Para ser grande, sê voluntário». Maëlle Bompas e Priska Petau, voluntárias europeias na APCC no âmbito do Serviço Voluntário Europeu entre 02 de Maio e 02 de Novembro de 2013, utilizaram esta expressão numa exposição por elas organizada. E nós concordamos!

«Para ser grande, sê voluntário» será, também, o mote desta rubrica que apresentará os grandes voluntários que connosco colaboram. Estamos a desafiá-los a completar a seguinte frase: «para ser _______, sê voluntário». A resposta de Inês? «Para ser feliz, sê voluntário».

(Há mais histórias disponíveis neste link)