fbpx

«Para ser FELIZ, sê voluntário»

Andreia Gaspar 1AAndreia Gaspar, 25 anos, voluntária na APCC

Andreia Gaspar encontrou, em 29 de abril de 2013, um gabinete de voluntariado atarefado. Tarefa para cumprir aqui. Correria para ali. Uma reunião seguida de outra. Andreia, que veio acompanhada pela voluntária Anabela Fernandes (sua professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) vinha para entrevista e, durante aquele momento em que se disponibilizou para estar na APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, trouxe-nos calma. Andreia é assim: de jeito sereno e doce. Os dias em que connosco está são (tal como ela) feitos de serenidade e doçura.

Natural da Figueira da Foz, Andreia é hoje professora estagiária. Com Licenciatura em Geografia e prestes a terminar o Mestrado em Ensino de História e Geografia, começou por fazer voluntariado na sala de jardim de infância da educadora Clara, segundo diz, «com meninos e meninas maravilhosos». Hoje colabora com a equipa da ludoteca. Participou no «Coimbra a Brincar» e em atividades na Quinta da Conraria.

Andreia sente-se feliz por ter a oportunidade «de poder conviver com estes meninos». «Sinto-me a Alice no País das Maravilhas, em versão Andreia na associação que faz maravilhas». (Esta expressão faz-nos esboçar aquele sorriso com que se diz: «só mesmo a Andreia!»). Encontrou na APCC «amizade, um grupo divertido, unido e empenhado em ajudar os outros», partilha.

Quando questionada se é uma Andreia «diferente» da que nos chegou em abril de 2013, afirma que sim. «Deixei de pensar só em mim. Passei a pensar ainda mais nos outros e no que precisam de nós». Ser voluntário é, para ela, «ajudar, brincar, fazer novas amizades e receber em troca um simples e sincero sorriso». (Depois de fechar estas aspas e de lhes pôr o ponto final, permitimo-nos abrir um novo parêntesis para esboçar novo sorriso. Explicamos: aquando da entrevista inicial, Andreia respondeu à questão «o que espera receber?» com o seguinte «um sorriso já me deixaria feliz». Concretizou-se.)

Foi em Coimbra que encontrou uma oportunidade para fazer voluntariado. É nesta cidade que, em breve, terminará o seu mestrado. Di-la a cidade da sua vida: «aquela que me dá as maiores alegrias. É a cidade das amizades, do amor».

Anabela Fernandes falou, um dia, com Andreia sobre a sua experiência na APCC. Vir, tornar-se num membro do gabinete de voluntariado foi algo positivo para Andreia. «Ajudou-me muito na fase menos boa em que me encontrava. Fez-me perceber que há mais na vida do que podemos imaginar». Acrescenta: «dou os parabéns à equipa de voluntariado que faz com que nós, voluntários, nos sintamos em casa». (Esboçamos novo sorriso. Obrigado!).

Andreia gosta de ler, caminhar à beira-mar, ver filmes, fazer voluntariado e nós gostamos muito de a ter por cá!

«Para ser grande, sê voluntário»

A cada ano de voluntariado, o seu tema. O trabalho realizado em 2013/2014 decorrerá segundo o seguinte: «Para ser grande, sê voluntário». Maëlle Bompas e Priska Petau, voluntárias europeias na APCC no âmbito do Serviço Voluntário Europeu entre 02 de Maio e 02 de Novembro de 2013, utilizaram esta expressão numa exposição por elas organizada. E nós concordamos!

«Para ser grande, sê voluntário» será, também, o mote desta rubrica que apresentará os grandes voluntários que connosco colaboram. Estamos a desafiá-los a completar a seguinte frase: «para ser _______, sê voluntário». A resposta de Andreia? «Para ser feliz, sê voluntário».