fbpx

«Para ser ORGULHOSO, sê voluntário»

João DelgadinhoJoão Delgadinho, 27 anos, voluntário na APCC

Pontualidade é com ele. Aos 27 anos, João Delgadinho é voluntário na APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Os dias em que connosco está são mesmo divertidos. O João está sempre a sorrir. Conversar é com ele, sobretudo se houver umas piadas. Assim é o nosso João: disponível, esforçado e muito dedicado às crianças e equipas com quem colabora há já um ano. Encontramo-lo na ludoteca e no recreio. Sempre que é necessário apoia nas atividades da Quinta Pedagógica “O Caracol” e nas saídas dos nossos meninos.

Nasceu «nesta bela cidade dos estudantes», conta ele. Conheceu a APCC através de um amigo do pai. Diz que o primeiro impacto «foi muito bom, porque conheci novas pessoas que são simpáticas e divertidas». A alegria, com que a cada dia nos chega, reflete o quanto gosta do voluntariado. A resposta com que nos presenteia é mesmo à João: «isto é mesmo brutal, posso brincar com os miúdos, fabricar e montar brinquedos». Acrescenta: «é uma sensação única e brutal estar aqui com estas pessoas».

Diz ter mudado a sua maneira de ser. Também nos mudou a nós. Para o João, ser voluntário «é mesmo porreiro» porque, segundo afirma, «no voluntariado aprendem-se muitas coisas mesmo boas».

João quis responder à entrevista aqui, no gabinete. Talvez tenha sido este o momento em que o vimos mais sério. Concentrou-se ao máximo, não permitiu que o distraíssem e quando foi momento de escolher a sua palavra não teve quaisquer dúvidas: orgulhoso. Gosta muito de desporto aquático e de música. Ele é, aliás, DJ. Nós, João, gostamos muito de te ter por cá!

«Para ser grande, sê voluntário»

A cada ano de voluntariado, o seu tema. O trabalho realizado em 2013/2014 decorrerá segundo o seguinte: «Para ser grande, sê voluntário». Maëlle Bompas e Priska Petau, voluntárias europeias na APCC no âmbito do Serviço Voluntário Europeu entre 02 de Maio e 02 de Novembro de 2013, utilizaram esta expressão numa exposição por elas organizada. E nós concordamos!

«Para ser grande, sê voluntário» será, também, o mote desta rubrica que apresentará os grandes voluntários que connosco colaboram. Estamos a desafiá-los a completar a seguinte frase: «para ser _______, sê voluntário». A resposta de João? «Para ser orgulhoso, sê voluntário».