fbpx

«Coimbra a Brincar» a partir de 28 de maio

 Coimbra a Brincar

Promover a interação e partilha intergeracional

«Coimbra a Brincar» é uma iniciativa da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra que tem como objetivo assinalar o Dia Internacional do Brincar celebrado em 28 de maio. Decorreu em 21 de maio, no salão nobre da Câmara Municipal de Coimbra, a conferência de imprensa de apresentação com a presença de Antonino Silvestre, presidente da APCC, Jorge Alves, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, e Ana Alcoforado, diretora do Museu Nacional Machado de Castro.

À APCC associaram-se 26 entidades que, em conjunto, dinamizarão 77 atividades gratuitas (desde ateliês, visitas guiadas, conferências, apresentações de livros e filmes, a jogos) a decorrer entre 28 de maio e 1 de junho, em espaços públicos e privados, na rua e em família. O programa completo pode ser consultado em http://www.apc-coimbra.org.pt/coimbrabrincar/.

Durante cinco dias, crianças, jovens e adultos serão convidados a brincar. Pretende-se, assim, promover a interação e a partilha intergeracional.

Esta segunda edição resultou do sucesso registado em 2013, em que mais de 6 500 participantes aceitaram o desafio da APCC. Até ao momento já se encontram inscritas cerca de 2 400 crianças, número que aumentará nos próximos dias.

São parceiros da APCC: Academia de Basquetebol de Coimbra; Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste; Agrupamento de Escolas Coimbra Sul; Águas de Coimbra; Associação Nacional de Intervenção Precoce e Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência Visual; Biblioteca Municipal de Coimbra; Câmara Municipal de Coimbra; Casa da Esquina; CoimbraShopping; Creche Infantil “O Caracol”; Direção Regional de Cultura do Centro; ESEC TV; Exploratório Ciência Viva; Festival Capacidades Sem Limites; Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Instituto de Apoio à Criança; Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra; Jardim Botânico da Universidade de Coimbra; João Brincalhão; Museu da Ciência da Universidade de Coimbra; Museu Municipal de Coimbra; Museu Nacional de Machado de Castro e Liga de Amigos do Museu Nacional de Machado de Castro; Parque Verde do Mondego; Portugal dos Pequenitos; Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra.

O Dia Internacional do Brincar foi criado em 1999, no âmbito da 8.ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, por iniciativa de Freda Kim, à data presidente da International Toy Library Association (ITLA). Visa celebrar o brincar, relembrando que se trata de uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento, assim como à saúde física e mental.

Tendo como ponto de partida o princípio de que brincar não tem idade, hora ou local, 25 países comemoram o Dia Internacional do Brincar. São: Portugal, EUA, Argentina, México, Uruguai, França, Suíça, Coreia, Japão, Canadá, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Chipre, Camarões, Equador, Turquia, Brasil, Itália, Holanda, Perú, Bolívia, Croácia, Roménia e África do Sul.

A APCC é uma instituição particular de solidariedade social que, com sede em Coimbra, visa promover a inclusão da pessoa em situação de desvantagem, através de uma interação permanente com a comunidade em que se encontra inserida. Foi, por este motivo, que decidiu dar continuidade ao «Coimbra a Brincar».