fbpx

Ein leckeres mittgessen, ou como foi deliciosa a ‘paragem’ alemã dos Almoços Interculturais da APCC

Desta vez, os Almoços Interculturais do voluntariado da APCC levaram-nos até às margens do Reno… Ou então, às margens do Freiberger Mulde, rio que banha a cidade de Döbeln, de onde é originária a voluntárias europeia e ‘chef por dois dias’ Luise Göttlich. Certo é que parámos na Alemanha, em mais uma escala da viagem gastronómica que temos vindo a fazer no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e na Quinta da Conraria!

A ementa foi um verdadeiro festim para as papilas gustativas, mas não deixou de nos enrolar a língua: para entrada, foi servida uma linsensuppe (sopa de lentilhas), o prato principal foram klöße in pilzrahmensoße mit rotkraut (bolinhas de batata com recheio de pão torrado e molho de cogumelos com salada de couve roxa) e para sobremesa houve zupfkuchen (tarte de mármore). Sabia tudo tão bem quanto nos parece impossível acertar com a pronúncia…

Para esta tremenda epopeia gastronómica, além do apoio das equipas de cozinha da APCC, a Luise contou também com a ajuda das restantes voluntárias europeias: Antonia Tiepoldt, Alice Lambert-Quénaon e Roberta DeGiorgio. Ou seja, estes almoços foram ainda mais interculturais do que é habitual. Como podemos referir-nos a eles? Almoços germano-austro-franco-italo-portugueses?!

Esta foi a terceira edição dos Almoços Interculturais deste ano, depois de, nas semanas anteriores, eles já terem passado pela Áustria e Itália. Em breve, será a vez de concluir a edição deste ano, com uma ‘viagem’ a França. Esta é uma iniciativa do Gabinete de Voluntariado da APCC, que permite que cada grupo de voluntários europeus dê a conhecer as tradições gastronómicas dos seus países de origem a utentes e colaboradores da Associação.

A Luise, a Antonia, a Alice e a Roberta estão em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade e integram o projeto 2020-2-PT02-ESC11-007090. Como elas, cerca de outros 60 jovens de diversos países já realizaram um período de voluntariado na APCC, inseridos no programa “Holding Hands With Other Abilities”. E ainda no âmbito do voluntariado internacional, também já mais de uma dezena de jovens portugueses fizeram o mesmo no estrangeiro.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.