fbpx

As famílias cuidadoras foram o foco de seminário realizado no âmbito de projeto que junta Portugal e Turquia

“Diversidade, mudança e múltiplos desafios, que respostas na atualidade para as famílias cuidadoras de pessoas com deficiência intelectual?” e “Fatores capacitadores das famílias cuidadoras e retribuição de significados” foram os temas das duas sessões de um seminário realizado no âmbito do projeto transnacional “Making the Invisible Visible”, juntando membros de diversas famílias. Estes tópicos foram escolhidos a partir dos resultados da investigação realizada naquele projeto, a partir de uma amostra de 20 famílias e 50 pessoas com deficiência intelectual.

A primeira destas sessões – que decorreram no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral – teve lugar na passada sexta-feira, com a docente do Instituto Superior Miguel Torga e investigadora do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra, Sónia Guadalupe, como formadora. Na segunda, esse papel ficou a cargo de Joana Lobo e Teresa Rodrigues, respetivamente psicóloga e assistente social na APCC.

“Making the Invisible Visible” tem o objetivo de aumentar a visibilidade social das pessoas com deficiência intelectual e criar uma rede de solidariedade entre instituições, no sentido de promover a sua inclusão e educação, bem como influenciar as políticas sociais e de emprego a nível europeu. Envolve diretamente 100 pessoas com deficiência intelectual e 40 famílias, de Portugal e da Turquia, além de profissionais (assistentes pessoais, psicólogos e educadores) de organizações também de ambos os países e de outros da União Europeia.

A APCC é parceira da organização turca Elazığ Şizofreni Dayanışma Derneği (que trabalha na área da esquizofrenia) nesta iniciativa, estruturado em três dimensões: transferência de experiências e práticas entre a Turquia e a União Europeia, desenvolvimento de uma rede de organizações e sensibilização para as questões da deficiência através de atividades junto da comunicação social, investigação, workshops e atividades de capacitação.

O projeto “Making the Invisible Visible” é financiado pelo Programa Diálogo da Sociedade Civil UE/Turquia, que pretende reforçar a cooperação entre organizações europeias e as suas congéneres turcas, promover a discussão em torno de temas comuns e a troca de conhecimentos e experiências.

Este é um dos vários projetos transnacionais atualmente em desenvolvimento em que a APCC participa. Outros exemplos são o “Moonwalk – empoweing young people living with disabilities”, “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal” ou “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”. Pode saber mais sobre projetos, em curso ou já concluídos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.