fbpx

Voluntariado da APCC ‘ apresentou-se’ a estudantes de tecnologia da saúde

Nos últimos dois anos, também a atividade do voluntariado na APCC teve de se adaptar… Experimentámos o voluntariado à distância, ou mesmo online, com programas como o “Limões para Limonada” ou o “Cultura às 14”, mas nunca perdemos a noção de que o contacto direto entre os voluntários e os nossos técnicos e utentes é insubstituível. Já para não dizer que, com a suspensão das feiras de voluntariado, tivemos também de encontrar alternativas a essa forma de divulgação…

Foi por isso com particular entusiasmo que, agora que nos aproximamos de alguma espécie de normalidade, marcámos ontem presença na primeira feira desde dezembro de 2019! Foi na ESTeSC – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, numa organização do Núcleo de Voluntariado da Associação de Estudantes daquele estabelecimento de ensino superior.

Os visitantes que passaram pela banca do Gabinete de Voluntariado da APCC puderam ficar a conhecer os programas de voluntariado nacional – em que os participantes são chamados a colaborar em atividades regulares ou pontuais, dando apoio a utentes e profissionais da instituição – e de voluntariado internacional – que já permitiu receber cerca de 60 voluntários europeus e colocar mais de uma dezena de jovens portugueses em projetos no estrangeiro.

Para ser voluntário na APCC, só é preciso ter mais de 17 anos e entrar em contacto com o Gabinete de Voluntariado pelo Facebook (www.facebook.com/VoluntariadoAPCCoimbra), por e-mail (voluntariado@apc-coimbra.pt) ou por telefone (239 792 120). O passo seguinte é marcar uma conversa para apresentar a Associação e tentar perceber os interesses, motivações e expetativas de cada candidato.

A atividade de voluntariado na APCC é desenvolvida com o objetivo, entre outros, de potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na Associação consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.