fbpx

Formandos da APCC visitaram Universidade de Coimbra para saber mais sobre a importância dos arquivos

No final da semana que passou, os formandos do curso de Auxiliar de Apoio Administrativo da APCC puderam ficar a perceber melhor a importância da boa organização e manutenção dos arquivos. Isto porque realizaram uma visita de estudo ao Arquivo da Universidade de Coimbra, que incluiu diversas atividades naquele que é o depositário de toda a documentação produzida e recebida pela instituição fundada em 1290 (e também dos fundos do Arquivo Distrital de Coimbra), mas não só…

A manhã foi passada nas instalações do Arquivo, na Alta universitária, envolvendo os formandos em diferentes tarefas relacionadas com os tipos e o valor dos documentos existentes naquele serviço, bem como os procedimentos usados no seu manuseamento. Assim se consolidaram conteúdos do curso, relacionados com módulos no campo da formação tecnológica, como organização e gestão ou reprografia.

Depois, porque “Caminhar e arquivar dá saúde e bem-estar”, fez-se um pequeno percurso pela zona, que terminou num almoço-convívio. Finalmente, a turma participou num questionário de avaliação dos conhecimentos adquiridos.

Este programa (que, além da vertente pedagógica, se inseriu também numa estratégia de intervenção da terapia ocupacional) possibilitou cumprir objetivos como permitir o contacto empírico com o funcionamento de um arquivo, identificar regras de manuseamento de documentos, reconhecer técnicas de separação de documentos segundo protocolo preconcebido, encorajar o relacionamento interpessoal e promover competências de interação social, planeamento, organização e autonomia pessoal.

O curso de Auxiliar de Apoio Administrativo é promovido no âmbito da medida de QPDI – Qualificação das Pessoas com Deficiências e Incapacidades (projeto POISE-03-4229-FSE-000294), que pretende potenciar a empregabilidade das pessoas com deficiências e incapacidades e/ou em situação de desvantagem, dotando-as de competências ajustadas para o ingresso no mundo laboral e/ou prosseguimento de estudos. Integra a oferta do Centro de Formação da APCC, que é reconhecida pelo mercado e devidamente certificada, com níveis de qualidade elevados e distinguidos por diversas entidades nacionais e europeias.

A APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade em mais de 15 saídas profissionais e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.