fbpx

Um guia prático e uma oficina para semear teatro, ou como a APCC vai primaverar em encontro sobre animação sociocultural

A APCC vai levar um verbo incomum ao III Encontro de Animação Sociocultural, que se realiza amanhã, na Guarda. Na mala, além daquelas existências mais prosaicas, a professora de teatro Adriana Campos levará sementes de palavras, adubos de sonhos e tudo o mais que é necessário para fazer…primaverar! Dito de outra forma, será porta-voz do projeto ‘FLORescente’, que tem vindo a ser desenvolvido pelo coletivo Projeto Estúdio mais ou menos desde que começou a primavera.

Na sua intervenção, que tem como título “Primaverar, guia prático para semear teatro”, bem como na oficina “Primaverar, oficina para semear teatro”, a também atriz e encenadora dará conta do trabalho já realizado – em sessões na Quinta da Conraria, visando a criação de oficinas-espetáculo a partir da literatura, e junto de livrarias da cidade de Coimbra, onde aquelas serão apresentadas. Um longo caminho, portanto, desde que alguém leu a palavra ‘primaverar’ no livro “Que coisas são as nuvens”, de Tolentino de Mendonça…

‘FLORescente’ pretende afirmar a primavera como uma transformação que perpassa a natureza e nos renova internamente, aconteça quando acontecer. Aprofunda a relação do já referido grupo de teatro da APCC com a literatura, bem como com a escrita e a leitura, promove o contacto com a comunidade e envolve todos os elementos na construção do objeto artístico. Como se a primavera pudesse replicar-se ao longo de todo o ano…

O III Encontro de Animação Sociocultural é organizado pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Politécnico da Guarda. Visa proporcionar um momento de reflexão sobre a animação sociocultural, os seus âmbitos e contextos, a sua importância na sociedade e a divulgação de boas práticas. É neste contexto que surge a participação do Projeto Estúdio, responsável anteriormente pela criação de “Cem linhas – notas para viajar dentro de um espetáculo”, “Loja de Vender Poetas” e “Loja de Vender FI”.

O teatro – desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da APCC – é uma das áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, com os utentes a participarem diariamente também em atividades de expressão plástica e de expressão musical. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.