fbpx

Formandos viajaram ao passado em visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (que incluiu uma reflexão muito importante no presente)

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha é um dos ex-líbris da cidade de Coimbra, pelo que, em alinhamento com o objetivo de proporcionar aos formandos da APCC uma proximidade efetiva com a história e a cultura da sua região, a Formação Profissional organizou, na passada semana, um conjunto de visitas àquele espaço. Ao longo de três dias, diferentes grupos de utentes da resposta de Formação Profissional e Qualificação de Pessoas com Deficiências e Incapacidades (QPDI) não perderam a oportunidade de aprender e desfrutar da beleza do monumento e da sua envolvente.

Assim, puderam visitar o Centro Interpretativo e espaços como o paço, hospital, cerca, adro, igreja, coro, grade, roda, claustro, refeitório, solar do capítulo ou o dormitório, tendo na ocasião ficado a conhecer, ou saber mais, sobre personagens históricas ligadas a este Monumento Nacional, como a Rainha Santa, D. Mor Dias, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Inês de Castro ou D. Pedro.

Mas nem só de história se fizeram estas visitas: os formandos puderam também refletir sobre uma das maiores chagas da nossa sociedade, ao visitar “A verdade dói”, uma exposição-instalação que conta a história de 28 mulheres vítimas de violência. Convidados a ‘calçar os sapatos’ de cada uma delas, foram confrontados com relatos poderosos sobre os diversos tipos de violência que continuam a ser exercidos sobre as mulheres.

Os formandos envolvidos nesta atividade – dinamizada pelas assistentes sociais da Formação Profissional, com a colaboração de diversos formadores, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais no sentido da construção e consolidação da personalidade do cidadão – integram os cursos de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, Operador de Jardinagem, Auxiliar de Jardinagem e Espaços Verdes, Auxiliar de Apoio Administrativo, Agente em Geriatria, Ajudante de Serralheiro Civil e Ajudante de Serviços de Manutenção Automóvel.

A APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade em mais de 15 saídas profissionais e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.