fbpx

Equipa de natação da APCC igual a ela própria no Nacional de Verão (e há onze medalhas entre os destaques)

Eram grandes as expetativas quando a equipa de natação da APCC saiu de Coimbra em direção a Abrantes, para disputar o Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada: a época já vai longa e tem sido marcada pelas particularidades do regresso à competição após o interregno causado pela pandemia, mas os pontos altos também se têm sucedido e o entusiasmo e empenho nos treinos têm estado sempre no máximo…

E essas expetativas não saíram goradas! No final da prova, havia mais 11 medalhas (incluindo quatro títulos nacionais) para registar na lista de conquistas e um 4.º lugar na classificação geral feminina! Houve, portanto, muitos motivos para celebrar, por parte da Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Joel Pereira, Matilde Gaspar e Ruben Santos.

Passemos, então, à listagem dos destaques: a Matilde conquistou quatro títulos de campeã nacional (nos 50, 100 e 200 metros bruços e nos 200 livres) e dois de vice-campeã (100 e 400 livres), a Carolina sagrou-se vice-campeã nos 50 e 100 bruços e ainda chegou ao bronze nos 50 livres, enquanto a Bárbara Gomes foi vice-campeã nos 200 estilos e bronze nos 200 livres, tendo ainda batido dois recordes pessoais. Quanto aos rapazes, bateram ambos um recorde pessoal.

Os resultados obtidos confirmam uma época muito positiva para o Departamento de Educação Física e Desporto da instituição, surgindo na sequência de uma presença no Campeonato Nacional de Inverno, em janeiro deste ano, que já havia redundado em 15 medalhas, incluindo sete títulos nacionais.

O Campeonato Nacional de Verão de Natação Adaptada foi organizado pela Federação Portuguesa de Natação, com o apoio da Associação de Natação do Distrito de Santarém e da Câmara Municipal de Abrantes, e decorreu nos dias 2 e 3 de julho, no Complexo Municipal de Piscinas de Abrantes. Contou com a participação de 140 atletas (106 masculinos e 34 femininos), em representação de 37 clubes e instituições.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.