fbpx

Já demos as (primeiras) boas-vindas ao Ali, à Ida e à Lucie, os novos voluntários europeus da APCC!

A Ida e a Lucie já aterraram em Portugal há cerca de três semanas, o Ali chegou mais recentemente, mas esta é a semana em que estes três jovens – vindos, respetivamente, da Alemanha, França e Turquia – começarão a conhecer melhor a APCC, os seus colaboradores, utentes e outros voluntários. Esta semana, estarão pelo Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e, na próxima, será a vez da Quinta da Conraria (e, mais tarde, das unidades residenciais).

Ontem, além dos primeiros contactos com alguns serviços e respostas, que se prolongarão até sexta-feira, tiveram direito a uma receção de boas-vindas no Centro, aproveitando um hábito ‘profissional’ bem português: o café depois de almoço. Foi uma oportunidade, sobretudo, para se darem a conhecer, às suas origens e aos seus planos para os próximos meses.

Se também quiserem saber mais sobre eles, podem visitar a página da Facebook do Gabinete de Voluntariado, onde estão publicadas três curtas biografias, escritas pelos próprios. O Ali Yildirimçakar, a Ida Vogel e a Lucie Jolivet ficarão em Coimbra por um período total de seis meses e integrarão o projeto 2022-1-PT02-ESC51-VTJ-000080612. Aqui, darão apoio aos profissionais e utentes da APCC em diversas atividades, além de poderem vir a desenvolver os seus próprios projetos pessoais.

No âmbito do voluntariado internacional, a Associação já acolheu até hoje cerca de 60 voluntários de diversas origens e enviou mais de uma dezena de jovens portugueses para projetos noutros países europeus – atualmente, estas possibilidades são proporcionadas pelo Corpo Europeu de Solidariedade, uma iniciativa da Comissão Europeia que permite aos jovens participar em projetos comunitários em diferentes países.

A atividade de voluntariado na APCC procura envolver voluntários nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.