Já demos conta de que, entre todas as atividades que não deixaram de ser realizadas no contexto da Formação Profissional da APCC durante o mês de agosto, esteve um peddy-paper na Mata Nacional do Choupal. O que temos para acrescentar agora é que essa iniciativa, a pedido de muitos, teve agora de ser replicada, de forma a envolver também os grupos de formação que não haviam podido participar, por se encontrarem em férias ou em Formação Prática em Contexto de Trabalho.
E assim, no final da passada semana, o ponto de encontro foi o mesmo, a vontade de contactar com a natureza também, bem como o desejo de reforçar laços (incluindo com os elementos da equipa técnico-pedagógica), mas os protagonistas mudaram. Igualmente semelhante foi a satisfação de todos os envolvidos pela oportunidade de escapar da rotina, sem deixar de ir ao encontro de vários dos objetivos do trajeto formativo que estão a realizar.
Falamos, por exemplo, do desenvolvimento de competências integradas no referencial de competências-chave de formação para a inclusão, mas também de qualidades de cooperação, trabalho em equipa e autonomia. A estes juntaram-se ainda propósitos como promover o sentimento de pertença ou (re)conhecer um espaço emblemático da cidade de Coimbra.
No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade em mais de 15 saídas profissionais e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.