fbpx

Um roteiro por cafés e pastelarias da Baixa de Coimbra que foi uma deliciosa aprendizagem para os formandos da APCC

Sendo certo que os conteúdos formativos são parte central na preparação dos formandos da APCC tendo em vista a integração no mercado de trabalho, são várias as formas encontradas para complementá-los. Um bom exemplo são as visitas de estudo, essenciais num contexto em que se pretende desenvolver competências tanto a nível profissional, como pessoal e social. Na passada semana, coube a elementos dos grupos de formação de Auxiliar de Cozinheiro participar numa dessas atividades… e que doce ela foi!

Isto porque os pontos de paragem foram diversos estabelecimentos de pastelaria e similares da baixa de Coimbra. A lista é extensa e incluiu locais emblemáticos – como o Café Santa Cruz, o Café Montanha, a Pastelaria Toledo, o Café Restaurante Nicola e a Casa da Broa – e outros mais recentes e inovadores – como a Doce Meu e a Pastelaria Visconde.

O objetivo foi o de proporcionar aos formandos a possibilidade de observar e analisar a articulação de serviços de cozinha e mesa e a tipologia de serviços de oferta a clientes, bem como a identificação e degustação de doçaria regional e tradicional de Coimbra. E dizer que esse propósito foi plenamente atingido só pode mesmo ser considerado a cereja no topo do bolo…

O curso de Auxiliar de Cozinheiro é uma das várias possibilidades oferecidas pela APCC no âmbito da resposta de Qualificação de Pessoas com Deficiências e Incapacidades (QPDI), financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE) e que, só no primeiro semestre deste ano, já deu resposta a 215 formandos.

No campo da Formação Profissional, a APCC tem cursos dirigidos a ativos empregados em domínios relacionados com a família, indisciplina, bulliyng, necessidades educativas especiais, entre outras áreas, promove formação para pessoas em situação de desvantagem e com deficiências e incapacidade e dinamiza ainda um Centro Qualifica para reconhecimento e certificação de competências. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.