fbpx

Tudo em família: boccia da APCC no Regional BC3 e cada vez mais reforçado!

Cada nova época desportiva traz novas sensações e emoções redobradas e a atual temporada do boccia na APCC não é exceção. Aliás, é particularmente especial, porque vai contar com ‘reforços’ de fazer disparar as manchetes! É que, em 2022/2023, o envolvimento das famílias vai ser ainda maior, porque está a aumentar o número daqueles que são também parceiros de competição dos jogadores da Associação!

Veja-se o caso da 1.ª volta do Campeonato Regional de Boccia BC3 (Zonas Centro, Sul e Ilhas), disputada no último fim de semana, em que o José Miguel Morgado e a Raquel Miranda tiveram pela primeira vez familiares como acompanhantes desportivos – o mesmo aconteceu também com os ‘repetentes’ Ana Laura Ferreira e Mariana Silva (a equipa ficou completa com a participação ainda do Ricardo Ferreira).

Foi, portanto, um caso de atrás de grandes jogadores – nesta situação, tendo em conta as regras do jogo, é mesmo à frente – estarem grande parceiros! Será assim ao longo da época, realizando as aprendizagens e limando os pormenores necessários, tanto nas provas como nos treinos. Será uma forma de unir ainda mais as ‘duas famílias’ dos nossos atletas!

Quanto ao campeonato em si, destaque para alguns ‘duelos’ entre colegas de equipa, em que o companheirismo triunfou sempre sobre a rivalidade, e para a grande determinação de todos, já com os olhos postos na 2.ª volta, que terá lugar em fevereiro do próximo ano.

O Campeonato Regional de Boccia de Individuais BC3 (Zonas Centro, Sul e Ilhas) – 1.ª volta foi realizado em Oliveira do Hospital, no Pavilhão da Escola Básica Integrada da Cordinha, nos dias 19 e 20 de novembro. Participaram 22 atletas, em representação de sete clubes e associações. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da Eptoliva.

O boccia é uma modalidade em que os atletas competem divididos por classes, em provas individuais, por pares ou por equipas, tendo grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.